47% dos brasileiros assistem um jogo de futebol por semana, revela CBF
Segundo pesquisa, 73% dos brasileiros acompanham partidas de futebol, e quase metade da população assiste a pelo menos um jogo por semana
O futebol segue soberano no Brasil. De acordo com a pesquisa Nexus, encomendada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), 73% dos brasileiros acompanham partidas de futebol, e quase metade da população assiste a pelo menos um jogo por semana.
Leia também
-
Esportes
Pesquisa da CBF revela times com maior torcida do país; veja ranking
-
Esportes
CBF divulga análise do VAR de pênalti em Atlético-MG x Fortaleza; veja
-
Esportes
Flamengo sugere proibição de gramados sintéticos no Brasil à CBF
-
Esportes
CBF anuncia data da última convocação da Seleção Feminina em 2025
A frequência semanal é ainda mais marcante entre públicos específicos, como homens (64%), jovens entre 16 e 24 anos (56%) e pessoas com renda superior a cinco salários mínimos (53%).
3 imagens
Fechar modal.

Andreas Pereira e Piquerez, do Palmeiras.Wagner Meier/Getty Images
Cruzeiro e Fluminense se enfrentaram pela 33ª rodada do Campeonato BrasileiroGustavo Aleixo/Cruzeiro
Jogadores do Internacional comemorando gol diante do BahiaRicardo Duarte/SC Internacional
Regionalmente, Sudeste e Norte/Centro-Oeste lideram com 51%. No recorte de raça e cor, 52% das pessoas autodeclaradas pretas têm o hábito semanal de assistir a futebol. No extremo oposto, 2% dos entrevistados não acompanham nenhuma partida, grupo formado majoritariamente por mulheres (36%), moradores do Nordeste (34%) e pessoas acima dos 60 anos (30%).
No total, a pesquisa revela que 58% dos brasileiros assistem a ao menos uma partida por mês. Entre variações de frequência, 16% assistem a vários jogos durante a semana, 17% a mais de um, e 14% veem uma partida semanalmente. Outros hábitos mais espaçados também aparecem: 5% assistem quinzenalmente e 6% uma vez por mês.
Mesmo em um cenário em que parte da população não acompanha o esporte regularmente, a ligação emocional com algum clube continua forte: 78% dos entrevistados afirmam torcer para um time. A cultura clubística ultrapassa até o consumo direto do futebol, muitos que dizem não assistir aos jogos ainda assim revelam ter uma equipe de coração.
O Flamengo lidera com 26% das preferências, seguido por Corinthians (19%), São Paulo (9%) e Palmeiras (7%). Na sequência aparecem Vasco (5%), Internacional e Cruzeiro (4% cada). Atlético-MG, Grêmio e Santos somam 3% cada. Botafogo, Bahia e Fluminense têm 2%. Demais clubes representam 11% do total.
Entre os torcedores, há maior proporção de homens (87%) que de mulheres (69%), além de concentração entre jovens de 16 a 24 anos (83%). O recorte regional revela maior presença de torcedores no Sudeste (82%) do que no Nordeste (71%). A renda também influencia: 82% dos que ganham entre dois e cinco salários mínimos torcem por um time, contra 74% dos que recebem até um salário.
What's Your Reaction?