“Ápice” de ilícitos de Bolsonaro começou com post de Trump, diz Moraes

Jair Bolsonaro foi alvo de buscas da PF autorizada por Moraes, que determinou uso de tornozeleira eletrônica e proibição de redes sociais

Jul 18, 2025 - 10:50
 0  0
“Ápice” de ilícitos de Bolsonaro começou com post de Trump, diz Moraes

A decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo tribunal Federal (STF), que determinou as ações da Polícia Federal (PF) na manhã desta sexta-feira (18/7) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) diz que o “ápice” das condutas ilícitas de Bolsonaro começou com um post do presidente norte-americano, Donald Trump.

O ministro também cita na decisão o filho do ex-presidente, Eduardo Bolsonaro, deputado licenciado que está nos Estados Unidos desde março articulando sanções contra autoridades brasileiras. Jair Bolsonaro no interrogatório conduzido por Alexandre de Moraes no STF -- MetrópolesBolsonaro e Alexandre de Moraes

“O ápice das condutas executórias dos ilícitos penais praticados por Eduardo Nantes Bolsonaro e Jair Messias Bolsonaro passou a ocorrer a partir das primeiras declarações do Presidente dos Estados Unidos da América atentatórias à Soberania nacional e à independência do Poder Judiciário”.

O post citado por Moraes é de 7 de julho, pouco antes do tarifaço anunciado por Trump contra o Brasil. Nele, o presidente americano afirma que o Brasil estaria fazendo algo “terrível” contra Bolsonaro e comparou seu processo, que tramita no STF, com uma “caça às bruxas.

O ex-presidente foi alvo de uma ação da PF na manhã desta sexta-feira em sua residência em Brasília e em seu escritório na sede do Partido Liberal (PL).

A partir de agora, ele passará a usar tornozeleira eletrônicas e está proibido de utilizar redes sociais, se comunicar com seu filho, Eduardo, e se aproximar de embaixada.

Segundo consta na decisão, a Procuradoria-Geral da República (PGR), ao comentar a resposta de Eduardo Bolsonaro à manifestação de Trump, ” anunciou a possibilidade iminente de sanções contra autoridades brasileiras e o Estado Brasileiro, por razões de suposta perseguição política, externando novamente que está atuando em prol desse resultado”.

E disse também que: “A confirmar também o seu papel na coação premeditada e conduzida por Eduardo Bolsonaro, Jair Messias Bolsonaro, em publicação realizada na rede social Instagram11 , demonstrou ter tido interferência no aumento tarifário anunciado pelo Governo norte-americano”.

What's Your Reaction?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

tibauemacao. Eu sou a senhora Rosa Alves este e o nosso Web Portal Noticias Atualizadas Diariamente