Atração do Estilo Brasil, Fagner também foi criador de selo na CBS
O cantor usou seu poder na indústria fonográfica para lançar Zé Ramalho e Elba Ramalho, moldando o cenário nordestino na MPB
Conhecido por hits como “Deslizes” e “Borbulhas de Amor”, sua importância para a Música Popular Brasileira (MPB) vai além dos megahits: Fagner foi uma figura central nos bastidores, atuando como um poderoso produtor e impulsionador de talentos do Nordeste.
Em 1976, ao assinar contrato com a gravadora CBS, Fagner fez uma exigência decisiva: ser contratado também como produtor. Seu objetivo era abrir as portas do eixo Rio-São Paulo para os migrantes nordestinos que buscavam espaço. Essa iniciativa levou ao crescimento de tantos artistas do Nordeste que a própria gravadora CBS ganhou um apelido pejorativo no meio musical: “Cearenses Bem-Sucedidos”.
Foi através desse selo que Fagner ajudou a lançar nomes fundamentais da música brasileira, como Zé Ramalho, Elba Ramalho, Amelinha e Robertinho do Recife. A parceria com Zé Ramalho, por exemplo, perdurou: Fagner considera Zé Ramalho uma “bomba” de talento, de quem gravou um dos seus grandes sucessos, “Eternas Ondas”.
A veia de produtor e colaborador de Fagner é incessante. Ele tem “muitos amigos” e gosta de estúdio, o que faz com que muitos artistas queiram trabalhar com ele.
Em 2024, após 10 anos sem álbum solo de inéditas, lançou Além desse futuro, e revelou estar com vários projetos em andamento, incluindo um álbum de pé de serra (com Nando Cordel, Flávio José e Oswaldinho) e um segundo disco com Renato Teixeira.
O show de Fagner, na próxima sexta-feira (24), no Festival Estilo Brasil, no Ulysses Centro de Convenções, celebra essa trajetória de mais de cinco décadas, marcada não apenas pela sua interpretação, mas também pela sua capacidade de moldar a MPB e lançar talentos. Para garantir seu lugar no evento, compre os ingressos no site da Bilheteria Digital.
O Festival Estilo Brasil tem o oferecimento do Banco do Brasil Estilo, patrocínio dos cartões BB Visa, Banco do Brasil e Governo Federal. A realização é do Metrópoles, com produção da Oh! Artes.
Programação:
Fagner 24 de outubro
Lô Borges, Beto Guedes e Sérgio Hinds Turnê: Esquinas & Canções 25 de outubro
Martinho da Vila 31 de outubro
Tim Bernardes 8 de novembro
Paralamas do Sucesso & Dado Villa Lobos Turnê: Celebrando 40 anos de Clássicos 21 de novembro
Caetano Veloso 11 de dezembro
Leia também
-
Metrópoles Music
Da melancolia do sertão aos hits românticos: as duas faces de Fagner
-
Metrópoles Music
Fagner não para: bossa nova e pé de serra chegam após novo álbum solo
-
Metrópoles Music
Cantou com ícones mundiais: conheça o marco internacional de Fagner
-
Metrópoles Music
Novo fôlego de Fagner em Brasília: entre a bossa, o forró e o futuro
Festival Estilo Brasil
Local: Ulysses Centro de Convenções Ingressos: Bilheteria Digital
What's Your Reaction?