Chá com ação detox ajuda a proteger o fígado e reduz inflamação
A nutricionista Cibele Santos destaca o potencial de um chá que auxilia na proteção do fígado e fortalece o sistema imunológico

A couve costuma ser usada na salada, no suco verde e como acompanhamento da feijoada. E mais uma forma de utilizar — e consumir — a hortaliça pode ser adicionada à rotina: como chá. De acordo com a nutricionista Cibele Santos, a bebida à base do vegetal oferece diversos benefícios para a saúde.
À coluna Claudia Meireles, a mestranda em nutrição destaca que o chá de couve é rico em nutrientes e antioxidantes que auxiliam na desintoxicação do organismo. Assim, favorece a melhora da saúde digestiva, o fortalecimento do sistema imunológico e a redução de inflamações.
Modo de preparo do chá
- Lave as folhas de couve e corte-as em pedaços menores.
- Adicione as folhas em água fervente e deixe ferver por alguns minutos.
- Coe e beba quente ou frio, a depender da preferência.
- Conforme Cibele, está liberado adicionar limão ou gengibre ao chá de couve para potencializar os benefícios, a exemplo dos efeitos antioxidante e anti-inflamatória.
“A couve contém as vitaminas C e K, cálcio, ferro, fibras e antioxidantes, capazes de contribuir para a saúde em geral, incluindo a proteção do fígado e a melhora da digestão“, salienta a nutricionista. De acordo com Cibele, o consumo diário do chá tende a ser benéfico para a saúde e a quantidade ideal é de uma a duas xícaras.
Quanto a proteger o fígado, a especialista reitera: “A couve, incluindo o chá, tem propriedades desintoxicantes que podem auxiliar o fígado na eliminação de toxinas e na proteção contra danos, como os causados pela exposição a substâncias químicas”.
A princípio, não há contraindicações significativas quanto ao consumo da bebida, mas vale recorrer a um especialista em casos de dúvidas ou condições preexistentes, como problemas de tireoide.

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.
What's Your Reaction?






