Chá de erva pode ajudar na digestão e no controle da pressão arterial
Segundo a nutricionista Cibele Santos, a infusão da erva milenar pode favorecer a saúde do coração, do intestino e até da mente

O sabor do chá de manjericão pode não agradar a todos, mas seus benefícios certamente fazem a diferença para o corpo. Em entrevista à coluna Claudia Meireles, a nutricionista Cibele Santos explica que a erva preparada em forma de infusão pode ser um verdadeiro aliado, importante para a saúde cardíaca e intestinal.
Leia também
-
Claudia Meireles
Tempero antioxidante ajuda a reduzir estresse e auxilia a digestão
-
Claudia Meireles
Semente da “sorte” é aliada no controle do açúcar no sangue
-
Claudia Meireles
Não é cranberry! Fruta popular ajuda a prevenir infecções urinárias
-
Claudia Meireles
Chá anti-inflamatório ajuda a proteger o fígado e a saúde do pâncreas
Quando se trata do sistema digestivo, Cibele aponta que o chá atua como um verdadeiro suporte anti-inflamatório. “Suas propriedades ajudam a combater bactérias nocivas no trato digestivo. Além disso, o chá estimula a produção de enzimas digestivas, o que melhora a digestão e a absorção dos nutrientes”, afirma, lembrando que isso favorece quem sofre de desconfortos como gases, indigestão ou inflamações intestinais.
4 imagens
Fechar modal.
1 de 4
O chá de manjericão oferece benefícios para a saúde Getty Images2 de 4
A erva tem compostos fenólicos e flavonoidesScott Suchman/The Washington Post/Getty Images3 de 4
A bebida ajuda na digestão, conforme a nutricionistaGetty Images4 de 4
O manjericão é uma erva aromática com muito benefícios para a saúde Getty Images
Conheça as vantagens de incluir o chá de erva na rotina diária
Os efeitos também são promissores para vários órgãos do corpo, conforme ressalta Cibele: “O consumo regular de chá de manjericão pode proporcionar uma série de benefícios para a saúde cardiovascular”. Os antioxidantes presentes na planta ajudam a reduzir inflamações ligadas ao desenvolvimento de doenças do coração.
Outro diferencial está em seus minerais. “O chá de manjericão também é uma fonte de magnésio e potássio, minerais essenciais para a saúde do coração. O magnésio ajuda a regular os batimentos cardíacos e a pressão arterial, enquanto o potássio auxilia no equilíbrio dos fluidos corporais e na contração muscular, incluindo a do músculo cardíaco”, explica a nutricionista.
O chá de manjericão ajuda a melhorar o sistema cardiovascular
A especialista também destaca que a presença de flavonoides e outros compostos fenólicos reforça ainda mais essa proteção. “Ao consumir o chá de manjericão regularmente, você pode fortalecer suas defesas naturais e reduzir a suscetibilidade a infecções e doenças”, diz Cibele.
Clareza mental
Os benefícios não param no corpo. Segundo Cibele, “estudos têm mostrado que o manjericão contém compostos que possuem propriedades calmantes e podem ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade”. O aroma da erva, acrescenta, pode favorecer o bem‑estar emocional, promovendo sensação de leveza e clareza mental.
O chá da erva também contribui para o bem-estar emocional, segundo a especialista
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.
What's Your Reaction?






