Com a presença de Moraes, TSE empossa novos ministros
Corte realizou sessão solene para empossar os advogados Floriano de Azevedo Marques e Estela Aranha

Os advogados Floriano de Azevedo Marques e Estela Aranha tomaram posse, nesta terça-feira (5/8), como ministros efetivos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes participou da sessão solene.
A presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, deu os parabéns aos novos magistrados. “Eu conto, em nome do Tribunal, que Vossas Excelências tenham um período de muita dedicação e trabalho, mas também umas horinhas de descuido para se fazerem felizes nesse cargo. O que não é tarefa fácil, nem um pouco. Em nenhum cargo de juiz, eu acho”, declarou a ministra.
O ministro do Supremo Cristiano Zanin, que também é magistrado substituto do TSE, compareceu ao evento. Nenhum ministro falou à imprensa. Em cerimônias do tipo, é praxe que não concedam declarações públicas.
Moraes tem tomado decisões que ampliaram a tensão entre os Poderes. Nessa segunda-feira (4/8), ele determinou a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por descumprimento de medidas cautelares. A ofensiva gerou reações da oposição, que o acusa de extrapolar as funções e pede que ele seja enquadrado na Lei do Impeachment.
Paralelamente, o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Partido Republicano), divulgou apoio a Bolsonaro e defendeu sanções contra Moraes. O ministro acabou sancionado pelo governo norte-americano, com base na Lei Magnitsky, legislação criada para punir autoridades estrangeiras envolvidas em violações de direitos humanos.
What's Your Reaction?






