Conheça 3 chás potentes para desintoxicar o fígado e reduzir o inchaço
A nutricionista Cibele Santos elegeu os três melhores chás para desintoxicar o fígado e, de quebra, reduzir o inchaço

Cuidar da saúde do fígado vai muito além de evitar bebidas alcoólicas e comidas gordurosas. Algumas estratégias naturais simples, como a inclusão de chás específicos na rotina alimentar, podem contribuir para a proteção do segundo maior órgão do corpo humano, responsável por desempenhar funções cruciais no organismo, como a desintoxicação do sangue e a produção de bile para a digestão.
Leia também
-
Claudia Meireles
Nutricionista elege 6 alimentos que ajudam a desintoxicar o fígado
-
Claudia Meireles
4 suplementos naturais que ajudam a “limpar” e proteger o fígado
-
Claudia Meireles
Confira 5 bebidas que ajudam a desintoxicar o fígado, segundo expert
Na busca pelas melhores infusões para a saúde hepática, a coluna Claudia Meireles recorreu à expertise da nutricionista Cibele Santos. A especialista elegeu os três chás mais potentes para prevenir doenças do fígado e que, ainda, garantem a um detox no corpo, contribuindo para acabar com aquela sensação de inchaço.
O fígado desenvolve uma série de funções em nosso organismo, como auxiliar a digestão das gorduras e armazenar algumas vitaminas e minerais
Confira os três melhores chás para a saúde do fígado
Na lista das ervas indicadas por Cibele Santos, está o chá verde. Segundo a profissional, a especiaria é rica em antioxidantes, composição nutricional que melhora substancialmente a função hepática.
“Também indico sempre o boldo, um dos chás populares para problemas digestivos e hepáticos, que ainda ajuda a estimular a produção da bile. Outra erva é a dente-de-leão, conhecida por suas propriedades diuréticas, capaz de combater o inchaço”, recomenda.




O chá de boldo ajuda a emagrecer e protege o fígadoGettyimages2 de 3
O chá verde é rico em antioxidantesGetty Images3 de 3
O chá de dente-de-leão tem propriedades diuréticasBildagentur-online/Universal Images Group via Getty Images
Antes de complementar a rotina alimentar com chás e infusões, Cibele Santos adverte para a importância de consultar um profissional da saúde para entender os melhores horários, dosagens e possíveis efeitos colaterais. “Por exemplo, não há um horário fixo que garanta a eficácia dos chás, mas é recomendado consumi-los, preferencialmente, pela manhã para iniciar o dia com um impulso no metabolismo. Ou, então, antes das refeições para ajudar na digestão e potencializar os efeitos da desintoxicação”, argumenta a especialista.
O uso excessivo de chás pode causar efeitos adversos.
Apesar de naturais, essas bebidas exigem moderação. “O uso excessivo pode causar efeitos adversos, como desconfortos digestivos, diarreia e, em alguns casos, interferência no metabolismo de medicamentos”, alerta a nutricionista.
Embora os chás possam ser aliados na rotina, Cibele destaca que eles não substituem tratamentos médicos nem garantem a cura de problemas hepáticos. “Uma alimentação equilibrada, combinada com hidratação adequada e acompanhamento profissional, continua sendo o principal caminho para cuidar da saúde do fígado”, finaliza.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.
What's Your Reaction?






