Detalhe na virilha do Homem Vitruviano explica mistério de Da Vinci
Pesquisador diz ter descoberto motivo para escolha da proporção adotada no célebre desenho anatômico de Leonardo da Vinci

Por mais de cinco séculos, a lógica geométrica usada por Leonardo da Vinci no desenho do Homem Vitruviano permaneceu um mistério. Agora, um pesquisador britânico acredita ter entendido a equação escondida no desenho anatômico mais famoso do Renascimento.
O matemático Rory Mac Sweeney encontrou no centro da imagem um triângulo equilátero formado entre os pés do homem retratado e a sua virilha. A estrutura aparece nas anotações do próprio Leonardo, mas havia passado despercebida na análise do sistema de proporções corporais feita até agora.
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Proporção do desenho de Da Vinci não é a Áurea
Por anos, acreditava-se que as proporções do Homem Vitruviano haviam sido feitas com base na Teoria da Proporção Áurea, uma constante matemática aproximadamente igual a 1,618. Porém, as medidas do desenho não correspondem exatamente ao número.
Segundo o pesquisador, o triângulo com ponta nas linhas da virilha revela outra chave proporcional da construção do desenho. Esta compartimentação permite observar que a razão entre os lados do quadrado e o raio do círculo seria de 1,64 a 1,65, proporção próxima à razão tetraédrica de 1,633.
A razão é usada para estabelecer a maneira ideal de compactar esferas dentro de várias pirâmides unidas e também aparece em outras estruturas naturais.
Em anotações originais, Leonardo escreveu: “Se você abrir as pernas, o espaço entre elas será um triângulo equilátero”. Para Mac Sweeney, essa passagem confirma que o artista usou o triângulo como base estrutural do desenho e não como mero detalhe gráfico.

Harmonia matemática no corpo humano
A razão identificada por Mac Sweeney corresponde aos cálculos modernos das proporções craniofaciais humanas. Pesquisas atuais estimam que a arquitetura ideal do crânio segue a proporção de 1,64 ± 0,04, exatamente dentro da faixa encontrada no triângulo de Leonardo.
Essa mesma relação é aplicada em geometrias de compactação de esferas e aparece em modelos de tensegridade, nos quais a estrutura se mantém em equilíbrio entre forças de tração e compressão. Segundo o pesquisador, o corpo humano segue a mesma lógica.
“A proporção de 1,633 aparece na mandíbula, na coluna e no crânio. Ela reflete um estado conhecido como equilíbrio vetorial”, disse Mac Sweeney. A tese foi publicada no Journal of Mathematics and the Arts em 26 de junho.
O que é o Homem Vitruviano?
O desenho de 1490 de Da Vinci foi feito inspirado na obra do arquiteto romano Vitrúvio. O homem, porém, não conseguiu desenhar a figura que havia descrito como de perfeição anatômica, aquela capaz de respeitar uma série de 20 relações proporcionais entre as partes do corpo. Foi Da Vinci quem executou o feito.
A proporção do desenho, com os braços simultaneamente em duas posições sobrepostas com os braços inscritos em um círculo e em um quadrado, inspirou boa parte das ilustrações humanas feitas posteriormente.
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