Em meio a atrito entre Poderes, Lula e Motta conversam por telefone
Segundo apurou o Metrópoles, a ligação foi para tratar de pautas econômicas de interesse do governo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone, nesta terça-feira (16/12), com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB). Esta é a primeira conversa dos dois líderes depois da recente escalada de tensão entre o Executivo e o Legislativo.
Segundo interlocutores disseram ao Metrópoles, “foi uma conversa tranquila e respeitosa”. O telefonema serviu para tratar de pautas econômicas ainda em análise este ano, como o projeto que estabelece o corte de 10% de isenções fiscais.
O governo quer inserir o aumento de impostos de bets e fintechs no projeto de cortes tributários, que está sendo analisado pelo plenário da Casa Baixa.
A equipe econômica tenta aumentar impostos sobre casas de apostas online e empresas de pagamentos desde o primeiro semestre, quando a Fazenda editou a Medida Provisória 1303/2025, que aumentava a alíquota das bets a 18% e equiparava a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) das fintechs à de bancos.
O Planalto tem pressa em aprovar o projeto antes da votação do Orçamento, prevista para ser realizada na quinta-feira (18/12), para conseguir fechar as contas públicas para 2026.
Leia também
-
Igor Gadelha
Saudade do ex? Motta e Lira viram assunto em festa de ministro de Lula
-
Paulo Cappelli
Ministro de Lula, Boulos diz que gestão Motta teve postura ditatorial
-
Igor Gadelha
Planalto vê dobradinha de Motta e Alcolumbre contra Lula na Dosimetria
-
Brasil
De mal do líder do PT, Motta aguarda aceno de Lula para esfriar crise
What's Your Reaction?