Em três anos, operadora de saúde cresce 45% e atinge 400 mil clientes
A autogestão estabeleceu estratégia de expansão com iniciativas de acolhimento e humanização do atendimento
A operadora de saúde que completou 80 anos e atende aos servidores públicos, a Geap Saúde, registrou crescimento histórico de 45% no número de clientes nos últimos três anos, superando 400 mil vidas.
Durante todos esses 33 meses, houve saldo positivo na carteira de beneficiários, uma realidade diferente dos anos de 2019 e 2022, quando havia registrado perda de aproximadamente 200 mil clientes e visto o faturamento despencar.
A autogestão, que atualmente tem mais de 600 centenários entre os beneficiários e uma carteira com 45% de idosos, estabeleceu estratégia de expansão com iniciativas de acolhimento e humanização do atendimento, diversificação e crescimento da rede de hospitais, clínicas, laboratórios e serviços médicos, adequação de produtos a clientes e modernização das práticas de gestão.
De acordo com o diretor-presidente da operadora, Douglas Figueiredo, há uma relação de pertencimento com os usuários, pois ele vê carteirinha de 60, 70, 80 anos com a operadora. Por isso, a equipe imprime uma gestão estratégica com foco no cliente e modula uma equipe técnica incansável.
“Faturamos mais de R$ 5,5 bi em 2025, por meio desse crescimento recorde de vidas, o que nos permite suportar a elevação dos custos por utilização de nossa rede de atendimento, advindos dos três anos represados, em que nossos idosos estavam em isolamento social pela trágica pandemia do Covid. Inclusive, a octogenária Geap está com saúde para outros 80 anos, pelo menos”, comemora.
O presidente do Conselho de Administração, André Bucar, acrescenta que a operadora vive uma nova fase também com a governança atual. “Estamos aprimorando os instrumentos que garantirão compromisso da gestão com o beneficiário e com os patrocinadores, além de empreendermos iniciativas que reforcem as entregas de curto, médio e longo prazo”, afirma.
Enquanto isso, o diretor de relacionamento, João Lucas Monteiro, destaca que diversas ações foram desenvolvidas para esse crescimento recorde, dentre elas, a elaboração de iniciativas de fidelização dos clientes para reforçar a permanência no plano.
“Buscamos ativamente credenciamentos de novos órgãos, e escrevemos com precisão a experiência do cliente. Modernizamos tudo na área de relacionamento e adesões”, reitera.
Baixo reajuste
Registre-se também que a Geap Saúde tem aplicado reajustes abaixo da média do mercado, o que atrai parcela importante de novos clientes. Em 2024, a operadora aplicou descontos de até 14% nos preços de plano para algumas faixas etárias e, neste ano, anunciou reajustes de 4,68 %, para outros planos, abaixo da inflação médica para serviços em saúde.
A operadora pode ofertar e conveniar com qualquer órgão público envolvendo o Governo Federal, os Executivos estaduais e municipais, os Legislativos federais, estaduais e municipais e todo o Poder Judiciário.
Entre os clientes estão o Governo Federal, o governo estadual de Rondônia, a Prefeitura Municipal de Palmas, a Câmara Municipal de São Paulo e mais de 30 órgãos do Poder Judiciário.
Hoje, existem diversas iniciativas – procedimentos extra rol – que reforçam o acolhimento e a humanização no atendimento da operadora.
- Vacinação gratuita para mais de 6000 usuários contra a epidemia de dengue em 2024;
- Oferecimento gratuito do eficaz contraceptivo implanon para mulheres;
- Vacina gratuita prolia para pacientes com osteoporose;
- Teste gratuito para pacientes oncológicos chamado oncotype, que pode dispensar o uso da quimioterapia;
- Pilates para usuárias a partir dos 12 anos de idade;
- Exame de captura híbrida para HPV;
- Atendimento domiciliar por meio de Atendimento Pré-Hospitalar (APH) para 59+ e homecare.
Atenção Primária à Saúde
Destaca-se ainda o oferecimento da Atenção Primária à Saúde (APS), que oferece assistência com monitoramento remoto e com diagnósticos rápidos e suporte clínico para mais de 50 mil usuários.
A parceria da Geap com a operadora Cassi, dos empregados do Banco do Brasil, ampliou para aproximadamente 30 mil o número de prestadores. Hoje, a Geap contempla 19 mil prestadores, incluindo os principais hospitais, laboratórios e clínicas especializadas do Brasil.
Para 2030, está nos planos da operadora ser a maior autogestão do país, com o melhor índice de qualidade, de forma sustentável e seguindo as práticas de ESG.
Ainda segundo Figueiredo, a operadora está seguindo à risca o plano estratégico, modernizando e aprimorando os processos internos, e fortalecendo os fatores humanos na força de trabalho.
“Estendemos a estabilidade para a mulher mãe para um ano e a licença paternidade para 20 dias. Além disso, criamos a universidade de Geap, que oferta graduação e pós-graduação gratuita para nossos colaboradores, e isso impulsiona os resultados”, completa.
Geap Saúde
What's Your Reaction?