Esposa de Rodrigo Manga sabia que entidade venceria licitação, diz PF
Exonerada de cargo nesta quinta (13/11), Sirlange Maganhato tinha conhecimento de que a Aceni assumiria a UPA do Éden antes de contrato
Sirlange Maganhato, esposa do prefeito afastado de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), sabia que o Instituto de Atenção à Saúde e Educação (Aceni) assumiria a gestão da UPA do Éden antes de a entidade vencer a licitação da prefeitura. A informação aparece em relatório da Polícia Federal (PF) ao qual o Metrópoles teve acesso.
No documento, há print de mensagens de 5 de julho de 2021 entre a primeira-dama e Fausto Bossolo, então secretário de Administração da cidade no interior de São Paulo. No registro, ela enviou o conteúdo de uma notícia de que a organização social Aceni, atualmente denominada Instituto de Atenção à Saúde e Educação (Iase), estaria envolvida em um “escândalo” de corrupção.
“Muito revelador é o fato de que, logo em após reencaminhar os links dos sites contendo notícias sobre a Aceni, a investigada Sirlange reencaminha uma mensagem de texto com os seguintes dizeres: ‘Vai assumir a UPA do Éden'”, apontou a PF. “Sirlange e mais alguém de sua inteira confiança – porque a mensagem com tais dizeres contém uma seta, indicando ter sido encaminhada por outra pessoa – já sabia que a Aceni iria assumir a UPA do Éden”, concluiu o relatório.
A Polícia Federal ainda menciona que, no mesmo mesmo dia, o prefeito Rodrigo Manga também encaminhou ao secretário a mesma reportagem.
Leia também
-
São Paulo
Alvo da PF, Rodrigo Manga dobrou patrimônio declarado em 4 anos
-
São Paulo
Vídeo: PF faz buscas em casa de “prefeito tiktoker” Rodrigo Manga
-
Demétrio Vecchioli
Aliados de prefeito tiktoker mudam de ideia em 12h e Sorocaba terá CPI
-
Demétrio Vecchioli
PF: prefeito tiktoker é líder de esquema que lavou dinheiro em igreja
Sirlange Maganhato foi exonerada do cargo de presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS) nesta quinta-feira (13/11). Ela é investigada por participar de organização criminosa e lavagem de dinheiro.
Prefeito Rodrigo Manga afastado
- Conhecido como “prefeito tiktoker”, Rodrigo Manga foi afastado do cargo, no dia 6 de novembro.
- Trata-se de uma decisão judicial no âmbito da Operação Copia e Cola, da Polícia Federal, que investiga irregularidades em contratos da saúde na Prefeitura de Sorocaba.
- A PF suspeita que a viagem à Disney da família de Manga, realizada no fim do ano passado, após ele ser reeleito no cargo, foi paga com dinheiro de propina.
- A Justiça também autorizou o sequestro e a indisponibilidade de bens de investigados, no valor aproximado de R$ 6,5 milhões, assim como a aplicação de medidas cautelares.
- Há indícios do envolvimento de empresas e outros políticos no esquema, de acordo com a Polícia Federal.
- Em maio, Manga já havia virado réu em ação por improbidade administrativa. A suspeita é de superfaturamento de mais de R$ 11 milhões na compra de lousas digitais da empresa fornecedora Educateca.
- Ele também é suspeito de receber propina de um esquema de desvio de dinheiro em um contrato com uma Organização Social de Saúde (OSS) para gerir uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na cidade do interior.
What's Your Reaction?