EUA anunciam tarifa de até 3.500% para painéis solares asiáticos

Medida tem como alvo quatro países: Camboja, Tailândia, Malásia e Vietnã, cuja produção estaria sendo usados por empresas chinesas

abril 22, 2025 - 11:30
 0  3
EUA anunciam tarifa de até 3.500% para painéis solares asiáticos

O Departamento de Comércio dos Estados Unidos informou que poderá aplicar tarifas de até 3.500% sobre a importação de painéis solares vindos de quatro países do Sudeste Asiático. São eles o Camboja, a Tailândia, a Malásia e o Vietnã.

A decisão, anunciada na segunda-feira (21/4), está relacionada a acusações de que empresas ligadas à China estariam se beneficiando da produção dos painéis nos países vizinhos. Com isso, estariam tendo acesso a subsídios ilegais e praticando dumping no mercado americano.

A medida resultou de uma investigação iniciada no ano passado. Ela foi solicitada por fabricantes como a Hanwha Qcells, a First Solar e outros produtores de painéis dos EUA. As companhias alegam que fabricantes chineses estariam transferindo operações para países do Sudeste Asiático, escapando de tarifas e mantendo práticas de comércio desleal.

A decisão final sobre as novas taxas será tomada em 2 de junho pela Comissão de Comércio Internacional dos EUA (ITC, na sigla em inglês).

Se aplicadas, as novas tarifas vão variar de acordo com o país e o grau de cooperação das empresas com a investigação americana. Exportadores do Camboja enfrentarão as maiores alíquotas. Elas podem chegar a 3.500%. No caso da Tailândia, o limite máximo será de 800%, além de 542% para a Tailândia e 170% para o Vietnã.

Os EUA importaram quase US$ 12 bilhões em equipamentos solares desses quatro países em 2023. Os novos tributos serão adicionados às tarifas impostas pelo presidente dos EUA, Donald Trump.

What's Your Reaction?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

tibauemacao. Eu sou a senhora Rosa Alves este e o nosso Web Portal Noticias Atualizadas Diariamente