Ex-presidente da Bolívia deixa prisão após 4 anos

O presidente do Supremo Tribunal de Justiça da Bolívia, Rómer Saucedo, afirmu que o caso que julgava a ex-presidente não abordava jurisdição

Nov 6, 2025 - 15:30
 0  3
Ex-presidente da Bolívia deixa prisão após 4 anos

A ex-presidente da Bolívia Jeanine Áñez Chávez saiu da prisão nesta quinta-feira (6/11), após o Supremo Tribunal de Justiça do país anular a sentença que a condenava a 10 anos de cadeia. Detida há quatro anos e oito meses, Áñez foi acusada de golpe de estado contra Evo Morales, seu antecessor, no entanto, a Justiça determinou que o julgamento será transferido para o legislativo.

O Supremo Tribunal concretizou a anulação do caso nessa quarta-feira (5/11). Horas após, o Primeiro Juiz de Execução Criminal de La Paz, José Luis Cayoja, expediu a ordem de libertação e Janine saiu pela porta principal do Centro de Orientação Feminina Miraflores, em La Paz, capital da Bolívia, erguendo uma bandeira do país e acompanhada por seus filhos.

Segundo o jornal boliviano, El Deber, o presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Rómer Saucedo, afirmou que, com base em todas as informações do caso, conclui-se que Áñez deveria ter sido julgada por improbidade administrativa.

Ele ainda explicou que o caso que julgava a ex-presidente, não abordava jurisdição e sim acusação, argumentando que os juízes que proferiram a sentença “cometeram graves violações constitucionais”. Os juízes, que não avaliaram provas que referiam ao “vacuo do poder” foram demitidos pelos lesgisladores.

Leia também

What's Your Reaction?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

tibauemacao. Eu sou a senhora Rosa Alves este e o nosso Web Portal Noticias Atualizadas Diariamente