Explosão é registrada em seção do candidato da esquerda na Bolívia
Bolivianos estão indo às urnas para definir o novo presidente do país. Andrónico Rodríguez é um dos nomes para a presidência

Uma explosão foi registrada neste domingo (17/8) em uma seção eleitoral em Cochabamba, Bolívia, onde o atual presidente do Senado boliviano, Andrónico Rodríguez, votou. O parlamentar é o candidato da esquerda à presidência nas eleições presidenciais que acontecem neste domingo.
Leia também
-
Distrito Federal
Assessor de senador tentou vender cocaína para policial disfarçado
-
Na Mira
Assessor do senador Izalci Lucas é preso por tráfico de cocaína no DF
-
Brasil
PDT volta atrás e indica a senadora Leila Barros para CPI do INSS
-
Paulo Cappelli
Senadores dizem que dirigente de centro quer impeachment de Moraes
A explosão aconteceu antes de Rodríguez chegar à seção para votar. O relatório preliminar da Força Especial de Combate ao Crime (Felcc) apontou que a explosão ocorreu atrás da escola José Carrasco. O incidente se deu em virtude de um curto-circuito, e não foram registrados danos materiais ou pessoais.
O caso está sendo investigado enquanto a votação acontece. Ao chegar para votar, Andrónico Rodríguez foi recebido na escola por vaias. O candidato também foi alvo de apedrejamento e chamado de “traidor” por alguns eleitores.
Eleições na Bolívia
- A esquerda governa a Bolívia, liderada pelo partido Movimento ao Socialismo (MAS), por quase duas décadas seguidas.
- A hegemonia só foi quebrada entre 2019 e 2020, quando Jeanine Ãnez liderou a Bolívia após se autoproclamar presidente.
- Nas eleições deste ano, as últimas pesquisas indicam nomes de direita à frente de candidatos do MAS, e outros espectros da esquerda boliviana.
Andrónico Rodríguez, atual presidente do Senado boliviano, é o nome da esquerda mais bem posicionado nesta eleição. Ainda assim, ele aparece apenas na quarta colocação na pesquisa divulgada antes da votação, com 11,4%.
Ainda que continue ligado ao partido Movimento ao Socialismo (MAS) — mas afastado politicamente —, o parlamentar de 36 anos disputa a eleição pela coligação Aliança Popular. A candidatura “independente” de Rodriguez surgiu após divergências entre dois “caciques” que provocaram um racha na sigla: Evo Morales e Luis Arce, o atual presidente do país.
What's Your Reaction?






