Filipe Martins, ex-assessor de Bolsonaro, acompanha julgamento no STF
Réu Filipe Martins optou por comparecer ao STF para acompanhar o julgamento da trama golpista
O ex-assessor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) Filipe Martins acompanha, nesta terça-feira (9/12), o julgamento do núcleo 2 da trama golpista na Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF).
Apesar de não precisar, Martins compareceu presencialmente à sessão. Ele viajou de Ponta Grossa (PR), onde cumpre medidas cautelares — entre elas o uso de tornozeleira eletrônica — para permanecer em Brasília entre os dias 8 e 10 de dezembro, autorizado pelo ministro Alexandre de Moraes.
O julgamento começa com Moraes lendo o relatório da ação penal. Em seguida, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, terá uma hora para apresentar a acusação.
Depois, os advogados de cada um dos réus também terão uma hora para fazer as sustentações orais perante os quatro ministros da Turma. Além de Moraes, compõem o colegiado os ministros Flávio Dino, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin. O ministro Luiz Fux, que era da Primeira Turma, migrou recentemente para a Segunda, deixando uma cadeira vaga até a chegada do ministro substituto de Roberto Barroso, que se aposentou.
As defesas de Marcelo Câmara, Fernando de Sousa Oliveira, Mário Fernandes e Marília Ferreira de Alencar solicitaram — e obtiveram — autorização para utilizar material audiovisual durante suas apresentações.
Como há seis réus, a expectativa é de que a sessão desta terça-feira seja dedicada exclusivamente às sustentações orais.
What's Your Reaction?