Fusão é “último respiro” do PSDB, diz presidente do diretório de SP

Ex-prefeito de Santo André diz que novo partido junto com o Podemos terá candidato próprio ao governo caso Tarcísio não vá para reeleição

May 5, 2025 - 04:00
 0  1
Fusão é “último respiro” do PSDB, diz presidente do diretório de SP

São Paulo — O presidente do diretório estadual do PSDB em São Paulo, Paulo Serra, afirma que a fusão do partido com o Podemos é o “último respiro” e “a tentativa final” de renascimento da legenda. Na última terça-feira (29/4), a Executiva nacional tucana aprovou a alteração do estatuto que permite avançar nas tratativas. Em junho, o partido irá realizar uma convenção para oficializar a incorporação.

“A fusão é uma tentativa final de renascimento do PSDB. Um último respiro”, afirmou Serra ao Metrópoles. Na avaliação do dirigente, o partido correria o risco de não atingir a cláusula de barreira caso disputasse sozinho a próxima eleição.

Ainda de acordo com o ex-prefeito de Santo André, o objetivo do novo partido, cujo nome, por ora, será “PSDB Podemos”, é se apresentar com um projeto nacional, como uma “alternativa fora dos extremos”. O nome de consenso para a disputa da presidência pela legenda é o do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

Segundo relatos, a presidente nacional do Podemos, a deputada federal Renata Abreu, entrou no final da reunião da Executiva do PSDB e também sinalizou com a ideia de um projeto nacional e a disposição de ter um candidato próprio na corrida pelo Palácio do Planalto em 2026.

Embora tenha a preferência do novo partido para a candidatura, Leite tem conversado com Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, para uma possível transferência para a legenda.

Disputa em SP

De acordo com o presidente estadual do PSDB, a nova sigla deve compor com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) caso o bolsonarista dispute a reeleição no estado. Por outro lado, em um cenário em que Tarcísio saia para concorrer à presidência da República, o grupo pretende também ter candidato próprio.

O próprio Paulo Serra tem se articulado para se viabilizar como candidato e seu nome chegou a aparecer em levantamento recente do Paraná Pesquisas. “Se o Ricardo Nunes for candidato, vamos enfrentá-lo”, afirmou o tucano, em referência às notícias de que o prefeito de São Paulo também se articula para se colocar como candidato ao Palácio dos Bandeirantes no cenário sem Tarcísio.

What's Your Reaction?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

tibauemacao. Eu sou a senhora Rosa Alves este e o nosso Web Portal Noticias Atualizadas Diariamente