Governo Trump anuncia operação ‘Lança do Sul’ sob alegação de combater narcotráfico
O secretário de Guerra dos EUA, Pete Hegseth, anunciou nesta quinta-feira (13) uma operação militar chamada ‘Lança do Sul’, que teria o objetivo de combater o que ele chamou de “narcoterroristas” e proteger o país das drogas. O local exato não foi informado, mas a operação será realizada com o Comando Militar Sul, que […]

O secretário de Guerra dos EUA, Pete Hegseth, anunciou nesta quinta-feira (13) uma operação militar chamada ‘Lança do Sul’, que teria o objetivo de combater o que ele chamou de “narcoterroristas” e proteger o país das drogas.
O local exato não foi informado, mas a operação será realizada com o Comando Militar Sul, que realiza operações no Caribe e na América Latina. Os EUA tem intensificado a presença de navios e aviões de guerra perto da costa da Venezuela, num movimento que o governo de Nicolás Maduro, em Caracas, considera preparatório para uma eventual invasão.
“Hoje, estou anunciando a Operação Lança do Sul”, disse Hegseth, em um post na rede social X.
“Liderada pela Força-Tarefa Conjunta Southern Spear e o Comando Militar do Sul, essa missão defende nossa pátria, remove narcoterroristas do nosso hemisfério e protege nossa pátria das drogas que estão matando nosso povo. O hemisfério Ocidental é a vizinhança da América – e nós o protegeremos.”
Em janeiro, o Comando Sul havia anunciado uma operação também chamada Lança do Sul (Southern Spear, no original em inglês) em um comunicado em seu site. O texto faz referência à implantação de “sistemas robóticos autônomos para apoiar a detecção e o monitoramento do tráfico ilícito”.
What's Your Reaction?