Grupo protesta em SP contra decreto que retringe cidadania italiana

Decreto limita obtenção da cidadania aos filhos e netos de nascidos na Itália. Grupo ocupou Praça Cidade de Milão, na zona sul

abril 26, 2025 - 14:30
 0  2
Grupo protesta em SP contra decreto que retringe cidadania italiana

São Paulo — Um grupo de manifestantes realizou um protesto na tarde deste sábado (26/4), na Praça Cidade de Milão, no Ibirapuera, zona sul de São Paulo, contra o decreto que restringe o direito à cidadania italiana, em vigor desde março deste ano.

Entre os organizadores do ato no Ibirapuera estavam o jurista e professor Walter Fanganiello Maierovitch, e a diretora da Associação de Ex-Alunos do Colégio Dante Alighieri (Aeda), Giuliana Patriarca.

Os manifestantes carregaram cartazes em italiano com frases como “Nem direita, nem esquerda: somos italianos” e “Defendemos o direito à cidadania aos nossos descendentes”.

Implementado pelo governo de Giorgia Meloni, o chamado decreto “Tajani” altera as regras para a obtenção da cidadania italiana, limitando a autorização para o documento aos filhos e netos de pessoas nascidas na Itália. Antes não havia limite geracional para conseguir a cidadania.

A mudança foi defendida pelo governo da primeira-ministra como forma de barrar o uso da nacionalidade para quem quer “fazer compras em Miami” – em referência à entrada facilitada aos cidadãos italianos nos Estados Unidos.

O decreto, no entanto, gerou críticas de ítalo-brasileiros e de quem estava em busca do documento baseado na legislação anterior. “Não seremos estrangeiros na terra dos nossos antepassados”, afirmou Maierovitch, por exemplo, nas redes sociais.

What's Your Reaction?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

tibauemacao. Eu sou a senhora Rosa Alves este e o nosso Web Portal Noticias Atualizadas Diariamente