Itamaraty inicia processo para pedir extradição de Ramagem dos EUA
Pedido de extradição foi ordem do ministro Alexandre de Moraes. Ramagem foi condenado por tentativa de golpe de Estado, mas está foragido
O Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou ao Metrópoles, nesta terça-feira (23/12), que já deu início ao processo para solicitar a extradição do ex-deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ) dos Estados Unidos.
“Em solicitação à determinação judicial, o Itamaraty já deu início aos trâmites para solicitar a extradição”, informou o MRE.
Ramagem está nos Estados Unidos desde setembro deste ano, após fugir do Brasil passando pela fronteira com a Guiana, em Bonfim, município de Roraima. O ex-parlamentar foi condenado a 16 anos e um mês de prisão por participação na trama golpista, por três dos cinco crimes imputados pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
Cabe ao Itamaraty demandar os Estados Unidos para que a extradição seja efetivada. A determinação partiu do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no último dia 15 de dezembro, que demandou o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJ-SP), que, por sua vez, direcionou a ordem ao MRE.
Leia também
-
Brasil
Ministério da Justiça avisa a Moraes que pediu extradição de Ramagem
-
Brasil
Ramagem ataca PF após prisão de homem que teria o ajudado a fugir
-
Brasil
Com cassação, Moraes reabre processo e Ramagem pode ter pena ampliada
Nessa segunda-feira (22/12), o MJSP respondeu a Moraes que já havia encaminhado, na semana passada, a determinação sobre o pedido de extradição aos EUA para o Itamaraty.
Ramagem teve o mandato de deputado federal cassado pela Mesa Diretora da Câmara dos Deputados na quinta-feira (18/12). O motivo foi a condenação pelo STF no processo que apurou a tentativa de golpe de Estado.
What's Your Reaction?