Lewandowski anuncia comissão do Mercosul contra crime organizado

Ministro da Justiça e Segurança Pública coordenou reunião com pares de países que integram o bloco econômico, com foco em cooperação

Nov 13, 2025 - 19:30
 0  0
Lewandowski anuncia comissão do Mercosul contra crime organizado

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, anunciou a criação de comissão de países do Mercosul para combater o crime organizado. O titular da pasta conduziu a Reunião de Ministros do Interior e da Segurança dos países que integram o bloco econômico, em Brasília, nesta quinta-feira (13/11).

“Criamos uma comissão e uma estratégia contra o crime organizado transnacional. Isto representa não apenas um organismo permanente para enfrentar esse problema, mas estabelecer uma estratégia permanente com objetivos de curto, médio e longo prazo para maior integração dos países membros do Mercosul”, afirmou Lewandowski.

A reunião ocorreu em meio ao debate, no Brasil, sobre o enfrentamento às facções criminosas, como o Comando Vermelho (CV) e o Primeiro Comando da Capital (PCC). O governo enviou um projeto para ampliar o combate a esses grupos após a megaoperação que deixou 121 mortos em favelas do Rio de Janeiro, mas ele está travado no Congresso diante de um embate com a oposição.

Leia também

“Essa comissão vai evoluir para criar um banco regional de dados, sobretudo sobre os faccionados”, completou Lewandowski. Ele afirmou, ainda, que não existe “bala de prata” para lidar com o assunto, e que os ministros estão “aprendendo uns com os outros”. O órgão teria foco no reconhecimento da transnacionalidade dos delitos e em estabelecer uma viabilidade técnica e policial e colaboração, além de articulação com o setor público e privado.

Além da criação da Comissão, Lewandowski afirmou que um acordo de cooperação para fortalecer a luta contra o trafico de pessoas foi assinado na reunião. “É um flagelo, um fenômeno muito negativo, e agora temos um mecanismo de cooperação contra esse crime hediondo”, afirmou o ministro.

Segurança e economia

De acordo com Lewandowski, a reunião também levou a uma discussão sobre o projeto do corredor bioceânico, uma estrada que ligará o oceano atlântico ao pacífico. Ele é visto como crucial para o desenvolvimento econômico e integração dos países do Mercosul.

“Assinamos uma declaração conjunta sobre o corredor viário bioceânico, um empreendimento enorme, de grande importância. Um avanço grande em economia e transporte, depois com corredor marítimo que se dirige para a China. Acertamos os aspectos relativos à segurança, mas os integrantes estão preparados para garantir a segurança das pessoas e o fluxo das mercadoras”, disse o ministro.

Segundo Lewandowski, foi firmado um entendimento também sobre crimes contra o meio ambiente. “Há preocupação dos Estados membros com a questão ambiental, em meio a uma crise climática, um aquecimento ainda fora de controle, e manifestamos nossa intenção de aderir aos marcos legais internacionais que protegem o meio ambiente”, disse.

What's Your Reaction?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

tibauemacao. Eu sou a senhora Rosa Alves este e o nosso Web Portal Noticias Atualizadas Diariamente