Lula: conflito em Gaza é símbolo maior da crise do multilateralismo
Presidente discursou durante uma conferência para discutir a questão Palestina e a solução para a guerra na Faixa de Gaza

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta segunda-feira (22/9), que a guerra em curso na Faixa de Gaza é a maior representação da crise atual do multilateralismo. Em discurso durante uma conferência para discutir a questão Palestina, em Nova York, nos Estados Unidos, o petista fez críticas ao Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU).
“O conflito entre Israel e Palestina é símbolo maior dos obstáculos enfrentados pelo multilateralismo. Ele mostra como a tirania do veto sabota a própria razão de ser da ONU, de evitar que atrocidades como as que motivaram sua fundação se repitam”, declarou o presidente.
A Conferência Internacional de Alto Nível para a Solução Pacífica da Questão da Palestina e a Implementação da Solução de Dois Estados ocorre à margem da Assembleia Geral da ONU e conta com a presença de dezenas de autoridades de países e organizações internacionais. Durante o o evento, o presidente da França, Emmanuel Macron, oficializou o reconhecimento do Estado Palestino.
Leia também
-
Brasil
“Tanto Israel quanto a Palestina têm o direito de existir”, diz Lula
-
Brasil
A Lula, TikTok confirma investimentos no Brasil e acena para regulação
-
Brasil
Lula compara atos contra Anistia e PEC da Blindagem às Diretas Já
-
Brasil
Governo Lula reage a novas sanções dos EUA: “Tentativa de ingerência”
Ao longo de seu discurso Lula voltou a chamar a incursão de Israel na Faixa de Gaza de “genocídio”. Ele também defendeu a coexistência entre os Estados de Israel e da Palestina.
“O direito de defesa não autoriza a matança indiscriminada de civis. Nada justifica tirar a vida ou mutilar mais de cinquenta mil crianças. Nada justifica destruir 90% dos lares palestinos. Nada justifica usar a fome como arma de guerra, nem alvejar pessoas famintas em busca de ajuda”, afirmou.
What's Your Reaction?






