Megaoperação contra facções criminosas é deflagrada em três estados
A operação mira a prisão de 68 investigados e o cumprimento de 78 mandados de busca e apreensão
Foi deflagrada, na manhã desta segunda-feira (22/12), a oitava fase da Operação Audácia, resultado de uma ação integrada de combate ao crime organizado em Porto Velho (RO). A operação tem como objetivo o cumprimento de 68 mandados de prisão preventiva e 78 mandados de busca e apreensão, deferidos pela 1ª Vara de Garantias do Estado de Rondônia.
A ação contou com a participação de diversas equipes das forças de segurança de diferentes estados, totalizando um efetivo superior a 200 policiais.
Leia também
-
Mirelle Pinheiro
Homem ataca companheira com mordidas em rua perto de delegacia
-
Mirelle Pinheiro
Saiba quem é o político preso por envolvimento na morte de vereador
-
Mirelle Pinheiro
Veja momento em que político é preso por assassinato de vereador
-
Mirelle Pinheiro
Mulher trans é encontrada morta com mãos amarradas e marcas de tiros
As ordens judiciais foram cumpridas em residências de investigados e em unidades prisionais localizadas nos municípios de Porto Velho, Cacoal, Ouro Preto do Oeste, Presidente Médici e Vilhena, em Rondônia, além de Coari (AM), Maringá (PR) e Catanduvas (PR).
As medidas visam instruir Procedimento Investigatório Criminal (PIC), instaurado no âmbito do Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), para apurar a suposta prática dos crimes de constituição ou integração de organização criminosa, com emprego de arma de fogo e participação de criança ou adolescente.
Também são investigados outros delitos, como posse e porte ilegal de arma de fogo de uso permitido e de uso restrito, receptação e tráfico de drogas, entre outros crimes atribuídos a integrantes de facção criminosa com atuação na capital.
A ação policial tem como finalidade, ainda, a recaptura de eventuais foragidos da Justiça, o cumprimento de mandados de prisão em aberto por outros fatos e a lavratura de prisões em flagrante que eventualmente sejam constatadas durante as buscas, como posse ou porte ilegal de arma de fogo e/ou munição, tráfico de drogas e receptação.
Desdobramento
A operação é um desdobramento direto da Operação Audácia I, deflagrada em 7 de fevereiro de 2024. O respectivo Procedimento Investigatório Criminal encontra-se em fase final, e a denúncia será apresentada à Justiça dentro do prazo legal, dando início à ação penal até o julgamento final dos acusados.
A operação envolve o Ministério Público do Estado de Rondônia (MPRO), a Secretaria de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), a Secretaria de Estado de Justiça (Sejus), a Polícia Militar de Rondônia (PMRO), a Polícia Civil de Rondônia (PCRO), a Polícia Penal de Rondônia (PPRO), a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) e a Polícia Federal (PF).
What's Your Reaction?