Membros de comitê palestino para governar Gaza já foram definidos

Ministro turco Hakan Fidan afirmou que o comitê palestino assumirá a administração diária de Gaza em meio a período de transição

Nov 15, 2025 - 23:30
 0  0
Membros de comitê palestino para governar Gaza já foram definidos

A Turquia informou que a lista de membros do comitê palestino responsável pela administração da Faixa de Gaza durante o período de transição já foi aprovada. O anúncio foi feito pelo ministro das Relações Exteriores turco, Hakan Fidan, neste sábado (15/11) em entrevista à mídia turca.

“Precisamos agilizar a entrega de suprimentos médicos, alimentos e itens de primeira necessidade para Gaza. Precisamos organizar acomodações temporárias. Nesse sentido, é importante aprovar um projeto relevante no Conselho de Segurança da ONU. Uma das questões mais importantes é a criação de um comitê não político, composto por palestinos, que irá otimizar o cotidiano na Faixa de Gaza, inclusive resolvendo questões como o fornecimento de eletricidade e água e a distribuição de alimentos”, disse Fidan.

O chanceler afirmou que os membros do comitê não estão envolvidos na política, mas são nomes “bem conhecidos” e aceitos na região. “O comitê palestino assumirá a administração diária de Gaza. Precisaremos criar a força policial, e isso levará tempo. Esse período cria vulnerabilidade e será difícil garantir a entrega da ajuda nas quantidades necessárias durante esse tempo”, acrescentou.

O comitê palestino, composto por tecnocratas, será responsável por administrar serviços básicos como eletricidade, água e distribuição de alimentos, enquanto a criação de uma força policial local é organizada.

O grupo não político é considerado a chave para estabilizar a Faixa de Gaza durante o período de transição pós-guerra.

Leia também

Contexto de tensões com Israel

A fala do chanceler sobre os passos seguintes do cessar-fogo em Gaza ocorre em meio a uma forte tensão diplomática entre Turquia e Israel. No início de novembro, a Procuradoria-Geral de Istambul emitiu mandados de prisão contra o primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e 36 altos funcionários israelenses, sob acusações de genocídio e crimes contra a humanidade baseadas em operações militares na região.

Entre os citados estão o ministro da Defesa, Israel Katz, e o chefe do Estado-Maior, Eyal Zamir.

Segundo o governo turco, ações de Israel, como a interceptação da flotilha Sumud, que levava ajuda humanitária até Gaza, contribuíram para o agravamento da situação e motivaram as ordens judiciais. 3 imagensFumaça sobe sobre a Cidade de Gaza após um ataque israelense, visto de NuseiratFAIXA DE GAZA – 10 DE OUTUBRO: Palestinos carregando seus pertences retornam às suas casas após o acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza em 10 de outubro de 2025Fechar modal.1 de 3

Pablo Blazquez Dominguez/Getty Images2 de 3

Fumaça sobe sobre a Cidade de Gaza após um ataque israelense, visto de NuseiratKhames Alrefi / Anadol / Getty Images3 de 3

FAIXA DE GAZA – 10 DE OUTUBRO: Palestinos carregando seus pertences retornam às suas casas após o acordo de cessar-fogo na Faixa de Gaza em 10 de outubro de 2025Hassan Jedi/Anadolu via Getty Images

Cessar-fogo frágil

Fidan já havia tecido críticas ao frágil cessar-fogo entre Israel e Hamas, alertando que a ajuda humanitária prometida ainda não chegou integralmente a Gaza.

“Temos fortes indícios de que Israel, sob comando de Netanyahu, não acredita nos objetivos principais do cessar-fogo. O lado palestino está cumprindo as condições do acordo com grande responsabilidade”, declarou.

O chanceler turco defendeu que o Conselho de Segurança da ONU discuta o envio de uma força internacional de estabilização para garantir a trégua. Ancara busca se firmar como mediadora do conflito e, no início da semana, realizou uma reunião com diplomatas de países árabes e parceiros internacionais para tratar do tema.

Desde agosto, a Turquia suspendeu totalmente as relações comerciais e logísticas com Israel, proibindo navios turcos de entrar em portos israelenses e restringindo o uso do espaço aéreo por aeronaves israelenses. “Nenhum outro país rompeu de forma tão completa os laços com Israel”, declarou Fidan.

What's Your Reaction?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

tibauemacao. Eu sou a senhora Rosa Alves este e o nosso Web Portal Noticias Atualizadas Diariamente