MENSAGEM – Reflexões Teológicas: com Ricardo Alfredo
MENSAGEM - Coluna da Semana – alfredo.ricardo@hotmail.com


PENSAMENTO – Tempestades
“Na vida há tempestades que não podemos prever”. (Escritor: Ricardo Alfredo)
PRESIDENTE DA ACJUS
O professor e dr. Jose Wellington vem de forma clássica e profissional administrado a ACJUS que hoje é reconhecida internacionalmente. Quanto a seu trabalho pessoal como escritor tem se destaca por sua capacidade de interpretar os fatos da vida, as leis e as religiões. Parabéns, bom irmão.
FATOS E FOTOS HISTÓRICAS – LEMBRANÇAS ETERNAS
09/JULHO/2018 – ACJUS – Sessão Da Saudade – In Memoriam – Na Sessão Magna da SAUDADE promovida pela ACJUS, em homenagem ao confrade MILTON MARQUES DE MEDEIROS. Fonte: Acjus (Facebook)
Joana D’Arc Coelho, Laplace Rosado Coelho, Genário Gomes, Naide Rosado e Dix-huit Rosado
Genildo Miranda, François Paiva, Neuza Caminha, João Batista, Pé Sátiro, Mons Huberto e Cônego Raimundo Gurgel – 1970
POSSE DO AMIGO E IRMÃO NO ROTARY
ACJUS participou com vários representantes da elegante solenidade de posse do confrade Antônio Clóvis Vieira, que assumiu a presidência do Rotary Clube de Mossoró – para o ano rotário 2025/2026. Solenidade emocionante e bastante prestigiada, não pelas lideranças rotarianas, mas também por outros importantes segmentos da sociedade Mossoroense e Potiguar. Aqui ficam os parabéns do colegiado ACJUS ao confrade ANTÔNIO CLÓVIS VIEIRA, um cidadão ímpar que veio ao mundo venceu e lutar diariamente para que outros também vençam na vida. Nós (ACJUS) que somos parceiros do ROTARY CLUB DE MOSSORÓ, com certeza vamos ampliar essa excelente relação.
PENSAMENTO – A vida
“A vida irrefletida não vale a pena ser vivida”. Filósofo Sócrates
COMUNICADO – MUSEU DO SERTÃO
O Curador do MUSEU DO SERTÃO, Professor Benedito Vasconcelos Mendes, informa aos Diretores(as) de escolas de ensino infantil, fundamental, médio e superior, bem como aos professores em geral, que as inscrições para a visita ao acervo do museu estarão abertas de 02 de junho a 30 de julho de 2025. As inscrições podem ser realizadas através do WhatsApp (84) 99972-2139 ou pelo e-mail beneditovasconcelos@gmail.com.
Informamos também que a entrada para a visita será a doação de 1 kg de alimento não perecível por pessoa, que deverá ser entregue diretamente no LAR DA CRIANÇA POBRE DE MOSSORÓ, sob a direção da Irmã Ellen Scherzinger, localizado atrás da Igreja de Nossa Senhora de Fátima, no Conjunto Abolição II.
Cada instituição educacional (escola, colégio ou faculdade) deverá elaborar uma lista com os nomes e faixas etárias dos alunos, que deverá ser enviada por WhatsApp ao Museu do Sertão, juntamente com o comprovante de recebimento dos alimentos pela Irmã Ellen.
DADOS IMPORTANTES:
- DIA DA VISITA: 31 de agosto (domingo) de 2025.
- HORÁRIO: 7:00 às 11:00 horas.
- ENDEREÇO: Museu do Sertão, Estrada da Alagoinha, a 4 quilômetros de Mossoró.
- LOCALIZAÇÃO: [Google Maps](https://goo.gl/maps/hR7SCg7uRg7R441n7).
- WHATSAPP: (84) 99972-2139.
- E-MAIL: beneditovasconcelos@gmail.com.
DIAS DE GLÓRIA
Sandra Rosado, Rosalba Ciarlini, Deputado Federal Vicentinho, Walter Fonseca, Dr. Laire Rosado e Lúcio Ney, num evento na UERN.
ACJUS – informativo
1º – Dia 11/08 – 20h – PCAMMM – recepção ao diplomata e imortal da Academia Brasileira de Letras – ABL – João Almino;
2º – Dia 29/08 – 1h30 – Teatro Alpha Lyra – (Colégio Mater Christi), Fórum de Debates Pensando Mossoró – EDIÇÃO PENSANDO O BRASIL, participações do confrade, jurista, professor Doutor, Escritor, Dr. FRANCISCO MARCOS DE ARAÚJO e do EX-MINISTRO DA CULTURA, EX-SENADOR DA REPÚBLICA, EX-DEPUTADO FEDERAL POR SÃO PAULO E PERNAMBUCO, ADVOGADO, ESCRITTOR E CONFERENCISTA INTERNACIONAL, DR. ROBERTO FREITE.
DIA 09/09 – 18H30 – PCAMMM -ato em homenagem ao nosso estimado presidente de honra, Dr. ELDER HERONILDES DA SILVA, que estará nessa data completando 92 anos de vida.
O AMOR QUE TRANSFORMOU E TRANSFORMA VIDAS
No ano de 1982, na conclusão do curso de Geografia, quem estava ao meu lado? Sim ela, Maria Alice da Silva, a costureira formando o primeiro filho, ela que foi a responsável por tudo, me ensinou a ler e a escrever, que ia comigo até a escola e que dizia: “Não tenho nada lhe dar, que não seja a educação, estude”.
Ela que cuidou da minha vida e me ensinou como caminhar e vencer os desafios.
A ELA devo tudo!
Hoje, 22/07, é o Aniversário da minha mãe, Maria Alice, 93 anos. Viva continua no meu coração, na minha mente e em tudo que faço ou penso fazer.
Beijo mamã. Te amo e te amarei eternamente! – José Wellington Barreto.
FATOS HISTÓRICOS – ACJUS FAZ MAIS UM ENCONTRO
Na noite desta quarta-feira (20), a Academia de Ciências Jurídicas Sociais (ACJUS), promoveu mais um encontro de confraternização de seus acadêmicos.
O encontro, para discutir sua atuação no âmbito local e Estadual, além do grande evento que acontecerá no próximo dia 29 de julho foi no auditório da OAB-Mossoró, que dará posse a mais seis acadêmicos.
20 DE JULHO DE 1935
Em 20 de julho de 1935, Lampião foi vencido em Serrinha do Catimbau, então distrito de Garanhuns, PE, no fogo em que Maria Bonita foi ferida por dois tiros.
CARIRI CANGAÇO
Estamos no dia 18 de outubro de 1859, às 11h45. Nessa data, Dom Pedro II desembarcava em Piranhas. O dia estava quente. Sobre a gente, ele observou: “Um dos piranhenses disse ‘que solão’! Gostam muito de tais aumentativos”. Naquela época, a vila contava com trezentas a quatrocentas casas.
“Tirei uma vista à pressa do rio junto a Piranhas de Cima, através da grade de pau da janela do meu quarto, e depois dormi até o jantar”, escreveu.
Foi em Piranhas que o navio Pirajá ficou atracado. Da vila, o imperador e toda a comitiva, acompanhados da Guarda Nacional, seguiram para as cachoeiras de Delmiro Gouveia a cavalo. Na volta, pernoitou no distrito de Entremontes, que pertence ao município.
Deixou registros sobre o lugar. “Chegamos ao Armazém ou Entremontes às 3h30; jantamos aí na casa de um Anacleto Brandão, cuja família é quase tudo nesta povoação, sendo um dos filhos o capelão, outro o médico, e outro oficial da Guarda Nacional”, apontou.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA NO LINK DA BIO E NOS STORIES
Realização: Cariri Cangaço, Academia Piranhense de Letras e Artes junto com a Prefeitura Municipal de Piranhas e com apoio do SEBRAE.
Marque na agenda
Cariri Cangaço Piranhas
25 a 28 de julho de 2025
Alagoas – Sertão Nordestino do nosso Brasil
ACONTECEU …
Installation Ceremony of the Rotary Academy of Arts and Letters – Egypt
*Saturday, July 19, 2025*
*04:00 PM – Egypt*
03:00 PM – Italy, Spain
10:00 AM – Brazil, Argentina
07:00 AM – Mexico City
Zoom Meeting ID: 3620625375
Passcode: not required
Ceremonia de Instalación de la Academia Rotaria de Artes y Letras – Egipto
*Sábado, 19 de julio de 2025*
*04:00 PM – Egipto*
03:00 PM – Italia, España
10:00 AM – Brasil, Argentina
07:00 AM – Ciudad de México
*ID de la reunión en Zoom:* 3620625375
*Código de acceso:* no requerido
Cerimônia de Instalação da Academia Rotária de Artes e Letras – Egito
*Sábado, 19 de julho de 2025*
*16:00 – Egito*
15:00 – Itália, Espanha
10:00 – Brasil, Argentina
07:00 – Cidade do México
*ID da reunião no Zoom:* 3620625375
*Senha:* não é necessária
Cerimonia di Installazione dell’Accademia Rotariana di Arti e Lettere – Egitto
*Sabato 19 luglio 2025*
*16:00 – Egitto*
15:00 – Italia, Spagna
10:00 – Brasile, Argentina
07:00 – Città del Messico
*ID Zoom:* 3620625375
*Password:* non richiesta
MESTRE RAY LOPES
IMAGEM MONUMENTAL DE SANTA LUZIA
Idealizada e financiada pelo Professor Benedito Vasconcelos Mendes para comemorar seus 80 anos de vida.
– Altura: 10 metros
– Peso: 15 toneladas
– Material: Concreto armado
– Escultor: Bibiu de Lajes (José Wellington Pereira da Silva)
– Inauguração: 31 de agosto de 2025
SANTA LUZIA DO MUSEU DO SERTÃO
Benedito Vasconcelos Mendes
A Imagem Monumental Evocativa de Santa Luzia de Mossoró é uma homenagem prestada pelo Museu do Sertão à padroeira de nossa cidade. Sua inauguração ocorrerá durante a XXI Jornada Cultural do Museu do Sertão, programada para o dia 31 de agosto de 2025, data que marcará o 80º aniversário de seu fundador, o Professor Benedito Vasconcelos Mendes.
Esta grandiosa escultura está sendo elaborada pelo talentoso escultor potiguar Bibiu de Lajes. Confeccionada em concreto armado, a peça alcança 10 metros de altura e pesa cerca de 15 toneladas.
O artista plástico Bibiu de Lajes está concretizando esta magnífica obra de arte como cumprimento de uma promessa feita à Virgem Mártir. Eu, por minha vez, financiei esta obra como uma demonstração pública da minha veneração e devoção à Santa de Siracusa.
Espero que o povo de Mossoró saiba valorizar esta obra religiosa, pois os mossoroenses têm demonstrado seu amor, veneração e respeito à Santa Protetora dos Olhos. Todo dia 13 de dezembro, Mossoró celebra com intensa fé e devoção a Procissão de Santa Luzia, que já é considerada o maior cortejo religioso do Estado do Rio Grande do Norte.
ACJUS – Os grandes escritores mossoroense.
Os grandes escritores mossoroense,
POEMA
ATENÇÃO!!! LOCAL DO DIA DO ESCRITOR
Parabéns à confreira Susana Goretti pela passagem do seu natalício. Deus a abençoe com saúde e paz.
ACJUS – DETALHAMENTO DA PROGRAMAÇÃO
EVENTO: DIA NACIONAL DO ESCRITOR e da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, e também é o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra no Brasil.
LOCAL: Salão Joseph Boulier, no Memorial da Resistência
DATA: 25 / 07 / 2025, às 16horas
OBJETIVOS:
Criar espaços de fala, de escuta e de produção para celebrar a arte de contar histórias dos/as escritores/as, de emocionar com palavras e de transformar ideias em materialidade dos escritos.
ESTRATÉGIAS OPERACIONAIS DA RODA DE CONVERSA
1)15h – Organização da Exposição de livros / cordéis / revistas de nossa autoria: cada escritor que tenha material para expor será responsável pela organização do espaço para suas obras, antes das 16h, início da roda de conversa.
2)16h – início dos trabalhos propriamente ditos, RODA DE CONVERSA / DIÁLOGO sobre as seguintes questões, sob a coordenação do Dr. Clóvis Vieira:
(1) Qual é o lugar ocupado nessa cidade por quem produz literatura?
(2) Quais os alicerces a serem construídos para darem visibilidade e sustentação às produções literárias de Mossoró, considerando a valorização de seus/suas escritores e escritoras?
COMPORÃO O CENTRO DA RODA: Silva Neto, Marcos Vinícios, Filemom, Welinghton, Gualter, Margareth.
Cada escritor do centro da roda de conversa terá 10 minutos de fala.
ABRIR-SE-Á A CONVERSA PARA A PLATEIA PRESENTE, por 20 minutos.
3)AS CONSTATAÇÕES TANGER-SE-ÃO PARA:
3.1) Cápsula do Tempo Literária – cada um dos presentes escreverá uma carta, poesia ou crônica para o “eu do futuro” a ser colocada numa cápsula que será aberta daqui a 05 anos (25 de julho de 2030). A cápsula literária ficará sob a guarda da ACJUS.
3.2) Desafio de Escrita em 90 Dias – Cada um deverá escrever um microconto, poema ou crônica sobre “Tereza de Benguela e a Mulher Negra no Brasil”. Os textos devem ser entregues, devidamente corrigidos, no Dia Nacional do Livro (29 de outubro de 2025, às 19h) e comporão uma coletânea, que será publicada no dia mundial do livro (23 de abril de 2026, quinta-feira).
REUNIÃO DELIBERATIVA ACONTECIDA EM 19/07 – 9h – NO PALÁCIO CULTURAL ACADÊMICO MILTON MARQUES DE MEDEIROS, SEDE DA ACJUS, MOSSORÓ – RN.
ATA FINAL
19/07 – 11h:
Concluída a reunião administrativa agendada para o dia 19/07 – 9h. -no PCAMMM, sede da ACJUS, Mossoró, quando se fizeram presentes os acadêmicos José Wellington Barreto, Taniamá Vieira da Silva Barreto, Antônio Clóvis Vieira, Antônio Marcos de Oliveira, Manoel Mário de Oliveira e Raimundo Antônio de Souza Lopes. no referido encontro, debateu-se e deliberou-se sobre a ordem do dia, ou seja: Informes sobre o evento realizado no dia 17/07 – na Escola Rotary, informes sobre os próximos eventos, além do ato de colocação das fotos oficiais do acadêmico Manoel Mário de Oliveira, titular da cadeira 36, bem como do patrono, Ivo Lopes de Oliveira, ato complementar à posse ocorrida em 07/05 – 19h – no auditório da OAB/Mossoró.
Segundo ponto da pauta, deliberação e aprovação da entrada da Magnífica Reitora da UERN, Dra. Cicília Raquel Maia Leite, em uma das cadeiras da nossa instituição. A referida indicação partiu dos acadêmicos Francisco Marcos de Araújo e Charles Lamartine de Sousa Freitas, proposição subscrita pelo colegiado deliberativo, e que se formalizou em face aos relevantes serviços prestados à nossa instituição, a sua produção literária-cientifica e cultural e em tributo ao grande trabalho que desenvolve em benefício da coletividade educacional, cultural e social do Estado do Rio Grande do Norte e do Brasil. A proposição foi aprovada por unanimidade e a direção procederá com os comunicados de protocolares de praxe.
Presentes na reunião, o escrito Alberto Queiroz que compareceu para proceder com a entrega do convite para lançamento do seu novo livro, trabalho escritor em parceria com o prof. Marco Escobar, e que engloba aspectos geográficos e ambientais da nossa cidade, bem como aborda temas que estão na ordem do dia em todo planeta.
O livro “MOSSORÓ/RN – aspectos históricos, socioeconômicos, geográficos e ambientais” – cujo lançamento acontecerá no próximo dia 02/08 – 19h. – no Cafezal Café Bistrô (Memorial da Resistência, Mossoró).
A confreira Taniamá Vieira da Silva Barreto, presidente da ALAM, que repassou as informações sobre a Roda de Conversas comemorativa ao dia do escritor, evento previsto para acontecer no próximo dia 25/7 – a partir das 16h – no salão Joseph Boulier, Memorial da Resistencia, Mossoró, e que contará com a participação de várias instituições da nossa cidade e do nosso estado.
Já o confrade Antônio Filemom Rodrigues Pimenta, presidente da AMOL, repassou informações sobre o andamento da documentação jurídica da jurídica da AMOL, bem como da programação prevista para esse segundo semestre.
O novo Presidente do Rotary e vice-presidente da ACJUS, acadêmico Antônio Clovis Vieira, dialogou sobre os assuntos em pauta, bem como agradeceu aos presentes em sua posse na presidência do ROTARY CLUBE MOSSORÓ – ano rotário 2025/2026, colocando-se como mais elo para a união das entidades culturais, sociais, filantrópicas e filosóficas no território Mossoroense.
Concluindo a reunião, o presidente da ACJUS, agradeceu a presença dos participantes, fez a entrega dos certificados AMIGO DA ESCOLA aos confrades Antônio Marcos de Oliveira, Filemon Rodrigues Pimenta e Taniamá Vieira da Silva Barreto.
Nada mais havendo, encerrou-se a reunião.
Palácio Cultural Acadêmico Milton Marques de Medeiros, sede da ACJUS, em Mossoró, RN, 19 de julho de 2025.
Ata redigida pelo presidente, acadêmico José Wellington Barreto.
REPERCUTINDO DE FORMA POSITIVA O PROJETO DE EXTENSÃO DA ACJUS – REALIZADO NA ESCOLA ROTARY DE MOSSORÓ.
Academia de Ciências Jurídicas e Sociais – ACJUS, realizou com brilhantismo o projeto Memórias Escolares, edição especial: ESCOLA ROTARY: 68 ANOS EDUCANDO GERAÇÕES E INSPIRANDO FUTUROS, evento acontecido em 17/7, nas instalações da própria escola.
A ACJUS, coordenadora do projeto, agregou ao seu lado diversas outras instituições culturais, socais e políticas, além da comunidade escolar do passado, do presente e do futuro, os alunos.
Pela ACJUS, participaram diretamente do grandioso evento, os seguintes acadêmicos: Antônio Clóvis Vieira, Antônio Marcos de Oliveira, Joana Darc Fernandes Coelho, Manoel Mário de Oliveira, Vanda Maria Jacinto, Raimundo Antônio de Souza Lopes, Geraldo Maia do Nascimento, Welma Maria Ferreira de Menezes, Taniamá Vieira da Silva Barreto, Francisco Canindé Maia, Francisco Carlos Carvalho de Melo e José Wellington Barreto além da própria instituição ACJUS, a Escola Rotary, também homenageou diversas confreiras e confrades, outorgando-lhes o Certificado de Honra ao Mérito Amigo da Escola, além da TCM CANAL 10, empresa que desde a fundação, assumiu e cumpre o seu papel de responsabilidade educacional, cultural e social. José Wellington Barreto – Presidente da ACJUS
TV CÂMERA – Memória Acadêmica – Trajetórias.
Ricardo Alfredo vem apresentando uma programação especial com diversos vídeos no programa da TV Câmara de Mossoró-RN. É só assistir e verificar pelas redes sociais, principalmente no Youtube.
(https://www.youtube.com/channel/UCAT4ZyYVdnEDmSDhB2ePw1Q)
PESQUISADOR E ESCRITOR RICARDO ALFREDO
Leia e ore comigo Salmos 150:1-6
O Salmo 150, é o último salmo de uma grande coleção de outros salmo. E termina com um profundo louvor ao Eterno, e ao mesmo tempo convida todos a celebrarem ao Eterno de todas as formas.
Louvai ao Senhor. Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento do seu poder.
Louvai-o pelos seus atos poderosos; louvai-o conforme a excelência da sua grandeza.
Louvai-o com o som de trombeta; louvai-o com o saltério e a harpa.
Louvai-o com o tamborim e a dança, louvai-o com instrumentos de cordas e com órgãos.
Louvai-o com os címbalos sonoros; louvai-o com címbalos altissonantes.
Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor. Louvai ao Senhor.
Portanto, o Salmo 150 é uma declara a importância do louvor na adoração ao Eterno. Cada palavra deste salmo é uma poderosa afirmação sobre a seriedade do louvor ao Eterno. Este salmo, nos instrui que precisamos enaltecer ao Eterno em todos os lugares, com todas as formas possíveis, e que todas as criaturas são convocadas a participar desse ato de culto em adoração. O salmo nos convida a reconhecer a grandeza do Eterno e a apregoar nosso reconhecimento por meio do louvor em adoração, tanto em ocasiões de alegria quanto em meio às dificuldades da vida.
MENSAGEM DO DIA
Mas o meu justo
viverá pela fé.
E, se retroceder,
não me agradarei dele”. (Hebreus 10:38)
What's Your Reaction?






