Morte do papa Francisco gera curiosidade sobre “privilégio do branco”
O interesse sobre o assunto surgiu após a rainha Camilla usar preto em visita recente ao Vaticano por não ter direito ao "privilégio"

A morte do papa Francisco, nesta segunda-feira (21/4), marcou o fim de um dos pontificados mais significativos. Líder supremo da Igreja Católica desde 2013, o argentino Jorge Mario Bergoglio ficou conhecido pela abordagem progressista e por promover um discurso de acolhimento e simplicidade.
Em meio ao luto global, um episódio recente envolvendo o pontífice voltou a ganhar destaque na web: a visita da rainha consorte Camilla, do Reino Unido, ao Vaticano no último dia 10, na qual ela estava toda de preto. A escolha do look está diretamente ligada a uma tradição centenária da Igreja Católica conhecida como il privilegio del bianco (“o privilégio do branco”, em português).
Vem saber mais!
Entenda quem poderia vestir branco na presença do papa Francisco
Na ocasião, Camilla chamou atenção ao comparecer ao encontro com o papa vestida inteiramente de preto — um contraste com o branco usado por outras monarcas europeias em situações semelhantes. Isso porque a família real britânica pertence à Igreja Anglicana, religião que se separou do catolicismo no século XVI. O rei Charles III, inclusive, é chefe da Igreja da Inglaterra.
Por essa razão, nem Camilla, nem outras integrantes da realeza britânica podem vestir branco em audiências com o papa, o que explica a sobriedade do figurino adotado pela atual rainha na visita privada ao Vaticano.
E o que poucos sabem é que, de acordo com uma regra protocolar, apenas rainhas e princesas católicas têm a permissão de vestir branco na presença do Santo Padre. A exclusividade tem base simbólica e religiosa, representando pureza, devoção e um vínculo direto com a fé católica.
Atualmente, apenas sete mulheres no mundo detêm esse privilégio:
- Rainha Mathilde, da Bélgica;
- Rainha Letícia, da Espanha;
- Grã-duquesa Maria Teresa, de Luxemburgo;
- Princesa Charlene, de Mônaco;
- Princesa Marina, da Itália;
- Rainha Sofia, da Espanha (mesmo com o rei emérito fora do poder);
- Rainha Paola, da Bélgica (na mesma situação)


Com a morte de Francisco, a igreja entrou em um período de luto e transição. Ao mesmo tempo, tradições como o “privilégio do branco” ganham nova visibilidade, evidenciando como os códigos visuais e religiosos seguem tendo forte influência sobre cerimônias e relações diplomáticas.
What's Your Reaction?






