Mototáxi em SP: Dino chama empresas do setor de “senhores de escravos”

Dino acompanhou Moraes em voto que declara inconstitucional lei que proíbe mototáxi em SP, com ressalva que pede direitos a trabalhadores

Nov 2, 2025 - 15:30
 0  1
Mototáxi em SP: Dino chama empresas do setor de “senhores de escravos”

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino associou as empresas que fornecem serviços de mototáxi com “senhores de escravos do século 18” em voto no julgamento que analisa a constitucionalidade da Lei 18.156/2025, do Estado de São Paulo.

A legislação exige que os municípios autorizem por conta própria o funcionamento do mototáxi. Para o ministro Alexandre de Moraes, relator do julgamento, a norma invade competência da União e impõe barreiras ao exercício de atividade econômica. O magistrado concedeu, no fim de setembro, uma liminar que suspende a lei. 8 imagensReportagem do Metrópoles em garupa de mototáxi em São PauloMototáxi na zona sul de São PauloMototáxi na zona sul de São PauloCâmara Municipal discute regulamentação do mototáxiFechar modal.1 de 8

Ponto de mototáxi em Perus, zona norteBruno Ribeiro/Metrópoles2 de 8

Getty Images3 de 8

Reportagem do Metrópoles em garupa de mototáxi em São PauloWilliam Cardoso/Metrópoles4 de 8

Mototáxi na zona sul de São PauloWilliam Cardoso/Metrópoles5 de 8

Mototáxi na zona sul de São PauloWilliam Cardoso/Metrópoles6 de 8

Câmara Municipal discute regulamentação do mototáxiRebeca Ligabue/Metrópoles7 de 8

Câmara Municipal discute regulamentação do mototáxiRebeca Ligabue/Metrópoles8 de 8

JR Freitas, líder do movimento autônomo dos motoboys, durante sessão na CCJ da Câmara Municipal de São PauloReprodução/Instagram

Dino fala em “direitos básicos” para trabalhadores de mototáxi

“Férias, repouso semanal remunerado, seguro contra acidentes, aposentadoria, licença maternidade e paternidade, entre outros, são direitos fundamentais para trabalhadores que – mesmo com hibridismo – laboram de modo subordinado em proveito econômico de empresas que organizam o serviço prestado a terceiros”, afirmou em seu voto.

O ministro destacou que o cansaço gerado pelo trabalho exacerbado, aliado à necessidade de transitar em altas velocidades, podem causar riscos à segurança dos consumidores dos serviços de mototáxi, além dos “demais participantes do trânsito das grandes cidades, sobretudo pedestres”.

“A gamificação do trabalho não pode conduzir a paradigmas insustentáveis e irresponsáveis. Seres humanos não são personagens de videogame, com múltiplas ‘vidas’ – a serem exploradas ao máximo e descartadas como um produto de consumo qualquer”, ponderou.

O especial do Metrópoles, publicado em agosto deste ano, mostrou que entregadores do iFood, que trabalham em bicicletas e motocicletas no trânsito da capital paulista, são submetidos à gamificação do trabalho e, assim, colocados em risco.

“Senhores de escravos do século 18”

Dino, por fim, declarou que “visar lucro é indubitavelmente legítimo, mas não é admissível que, eventualmente, empresas operadoras de alta tecnologia comportem-se como senhores de escravos do século 18, lucrando com o trabalho alheio executado em um regime excludente de direitos básicos”.

Dada a ressalva, o ministro acompanhou o relator do caso, Alexandre de Moraes, e considerou inconstitucional a lei estadual do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Mototáxi na capital

No início de outubro, a Justiça de São Paulo determinou prazo de 90 dias para que a prefeitura da capital paulista regularize o serviço de transporte de moto por aplicativo no município. A desembargadora relatora Marcia Dalla Dea Barone afirmou que o decreto municipal que proibia o serviço na cidade de São Paulo é inconstitucional, uma vez que o assunto é de competência federal.

“A utilização de motocicletas para o transporte individual remunerado de passageiros por meio de aplicativos é uma opção substituinte do modelo de transporte público (antigo parâmetro de transporte proporcionado diretamente pelo poder público). O paradigma substitutivo, pese embora sua natureza empresarial, não altera, contudo, o substrato do interesse geral do transporte, cuja prestação, por isso mesmo, reclama alguma sorte de regulação pública”, diz o documento.

What's Your Reaction?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

tibauemacao. Eu sou a senhora Rosa Alves este e o nosso Web Portal Noticias Atualizadas Diariamente