“Não perco muito tempo pensando nisso”, diz Tarcísio sobre presidência
O governador de São Paulo participou do Flow Podcast, ao lado de Guilherme Derrite, na noite desta quinta-feira (6/11)
Durante participação no Flow Podcast, na noite desta quinta-feira (6/11), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), disse que não se preocupa em se candidatar à presidência do Brasil nas eleições de 2026. “Não perco muito tempo pensando ou discutindo isso”, declarou.
“Não tenho essa ambição, acho que a gente precisa de um bom projeto para o Brasil. O protagonista disso é o menos importante. O plano estando bem construído é o que vai dar certo”, completou o chefe do Executivo paulista.
Ao ser questionado pelo apresentador Igor Coelho sobre virar o substituto de Jair Bolsonaro no imaginário dos eleitores conservadores e liberais, Tarcísio apontou que haverá uma harmonia coletiva na decisão. “Engana-se quem pensa que a direita não vai se unir, que não via ser competitiva”, afirmou.
Na ocasião, o governador de São Paulo também criticou o atual presidente. “É preciso romper esse ciclo de ‘desgoverno’ em que a gente está andando”, manifestou Tarcísio. “Pode até ser que ele [Lula] eventualmente ganhe a eleição, mas aí haverá um encontro [dos eleitores] inescapável com 2027 e com as mazelas que vocês mesmos estão construído. A matemática é imperdoável.”
Tarcísio foi ao programa ao lado de Guilherme Derrite, secretário da Segurança Pública, atualmente licenciado para voltar à função de deputado federal e relatar o projeto de lei (PL) 1.283/2025, que equipara facções criminosas a terroristas, na Câmara dos Deputados.
Leia também
-
Blog do Noblat
“Tarcísio não me serve”, diz Eduardo Bolsonaro
-
São Paulo
“Guerra” da segurança pública devolve Tarcísio à corrida presidencial
-
Brasil
Derrite é exonerado em SP para relatar em Brasília PL sobre facções
-
Andreza Matais
Tarcísio manda Derrite ao Congresso para relatar PL anti-facção
Participação de Tarcísio de Freitas e Guilherme Derrite
No Flow Podcast, Tarcísio e Derrite também falaram sobre temas como combate ao crime organizado no país; desocupação da Favela do Moinho, na zona central da capital paulista; ações de remoção de usuários de droga da conhecida Cracolândia; e ações contra a violência doméstica e o feminicídio.
Os participantes teceram críticas à atual Lei de Execução Penal, que regulamenta o cumprimento de sentenças criminais e promove a ressocialização de condenados pela Justiça. “Trouxe uma série de benefícios [aos presos]; entre eles, um câncer maligno, que é a progressão do regime de cumprimento de pena”, opinou Derrite.
“Se a gente não punir a rescindência e não endurecer a pena para determinados delitos, vamos perder essa guerra”, avaliou Tarcísio. “Temos que abandonar o romantismo que cerca essa questão do crime e entregar para a sociedade o que ela precisa: paz, segurança e esperança”, completou.
Uma das temáticas abordadas foi a instalação no Senado da atual Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado, em meio à repercussão da operação das forças de segurança do Rio de Janeiro contra a fação Comando Vermelho (CV), que deixou 121 mortos neste mês. No Flow, Tarcísio de Freitas elogiou a escolha do ex-delegado da Polícia Civil e senador Alessandro Vieira (MDB-SE) como relator.
Além disso, os convidados do podcast debateram sobre propostas legislativas que preveem a classificação de facções criminosas como “terrorismo”. A proposição é condenada pelo governo Lula e por especialistas, que consideram a mudança como um risco à soberania, além de uma banalização do termo.
“É uma forma de aumentar o custo do crime. É uma revisão que a gente precisa ter de adequar a legislação antiterrorismo àquilo que é a realidade prática, do dia a dia, ou seja, considerando de forma fundamentada aquilo que tem repercussão social, aí a gente tem um combate mais efetivo a essas ações de quem impõe o terror e afasta o cidadão do Estado”, argumentou o governador de São Paulo.
Guilherme Derrite e Tarcísio de Freitas no Flow Podcast
Flow Podcast
Em 2018, o Flow Podcast foi criado por Igor Coelho, conhecido como Igor 3K, e Bruno Monteiro Aiub, o Monark. É um programa periódico de entrevistas de longa duração, transmitido via YouTube.
Atualmente, Igor é apresentador e CEO do Grupo Flow, em sociedade com o diretor Gianluca Eugênio, o Gianzão. O ex-integrante Monark deixou o podcast em 2022, após declarações que abalaram a reputação da marca.
What's Your Reaction?