“Nossa presença na Venezuela tem tudo a ver com petróleo”, diz Trump

Trump afirma que presença dos EUA na Venezuela visa recuperar petróleo e reembolsar danos, beneficiando norte-americanos e venezuelanos

Jan 3, 2026 - 15:30
 0  0
“Nossa presença na Venezuela tem tudo a ver com petróleo”, diz Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, declarou neste sábado (3/1), durante coletiva em Mar-a-Lago, que a presença norte-americana na Venezuela está diretamente ligada à exploração de petróleo do país e à reparação de danos causados ao povo americano.

“A nossa presença na Venezuela tem tudo a ver com o petróleo. Acho que nós teremos muita riqueza saindo daquele solo e essa riqueza vai ajudar os venezuelanos ali e fora da Venezuela e vai para os Estados Unidos na forma de reembolso pelos danos causados ao nosso país”, disse Trump.

Segundo o republicano, os Estados Unidos não vão gastar dinheiro com a reconstrução do país, mas sim recuperar o petróleo venezuelano. “Muito dinheiro vai sair daquele solo e nós vamos ser reembolsados pelo que gastamos ali. Então eu acho que o que aconteceu ontem foi algo muito importante”, acrescentou. “Nossa presença na Venezuela tem tudo a ver com petróleo”, diz Trump - destaque galeria3 imagens“Nossa presença na Venezuela tem tudo a ver com petróleo”, diz Trump - imagem 2“Nossa presença na Venezuela tem tudo a ver com petróleo”, diz Trump - imagem 3Fechar modal.Metrópoles“Nossa presença na Venezuela tem tudo a ver com petróleo”, diz Trump - imagem 11 de 3

Joe Raedle/Getty Images“Nossa presença na Venezuela tem tudo a ver com petróleo”, diz Trump - imagem 22 de 3

Joe Raedle/Getty Images“Nossa presença na Venezuela tem tudo a ver com petróleo”, diz Trump - imagem 33 de 3

Reprodução/X

EUA x Venezuela

  • Na madrugada deste sábado, os Estados Unidos atacaram diversas regiões da Venezuela.
  • O líder chavista, Nicolás Maduro, foi capturado e levado para fora do país.
  • Segundo Trump, Maduro e sua esposa, Cilia Flores, estão a bordo do USS Iwo Jima, a caminho de Nova York, onde serão julgados por uma Corte americana por “narcoterrorismo”.
  • Desde o início da ofensiva militar, justificada pelos EUA como combate ao tráfico internacional de drogas, as tensões na região se intensificaram.
  • Maduro passou a ser o principal alvo, apontado como chefe do Cartel de los Soles, recentemente classificado pelos Estados Unidos como organização terrorista internacional.
  • Pouco antes da coletiva de Trump, a primeira foto de Maduro após a captura foi divulgada. Ele aparece algemado, segurando uma garrafa de água, usando fones de ouvido e uma espécie de venda nos olhos.

Leia também

EUA no comando da Venezuela

Donald Trump também explicou que os EUA irão administrar a Venezuela até que uma transição de governo seja definida.

“Estamos lá e ficaremos até que uma transição adequada aconteça. Nós vamos basicamente executar, administrar o país até que uma transição apropriada ocorra. Como todos sabem, o negócio do petróleo na Venezuela tem sido usado por muito tempo. Eles não estão retirando nada do que poderiam em comparação com o que poderia acontecer nesse país”, afirmou.

O republicano justificou a intervenção americana associando a ação à exploração de recursos energéticos venezuelanos, apontando que governos anteriores e o regime de Maduro se apropriaram ilegalmente do petróleo do país.

“Também conseguimos apreender o petróleo venezuelano para trazer para o solo americano porque eles retiraram isso, eles fizeram, eles roubaram bilhões de dólares no nosso petróleo. Nunca tivemos um presidente que tenha decidido fazer algo com o respeito. Eles lutaram guerras a milhares de quilômetros de distância e nós, que construímos a indústria petrolífera na Venezuela com o nosso talento, com o nosso trabalho, deixamos que um exílio socialista roubasse durante esses governos anteriores e roubasse usando a força”, afirmou.

What's Your Reaction?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

tibauemacao. Eu sou a senhora Rosa Alves este e o nosso Web Portal Noticias Atualizadas Diariamente