Nova imagem do Hubble revela detalhes inéditos da Galáxia do Sombrero
Telescópio reprocessa icônica foto da Messier 104, destacando estruturas complexas e um buraco negro supermassivo

Uma das galáxias mais impressionantes do céu ganhou nova vida em uma imagem divulgada para celebrar os 35 anos do Hubble. A foto mostra a brilhante Messier 104, conhecida como Galáxia do Sombrero. Ela ganhou esse apelido por possuir faixas densas de poeira circular, criando uma silhueta que lembra a aba de um chapéu.
Localizada a aproximadamente 31 milhões de anos-luz da Terra, na constelação de Virgem, ela é conhecida por ter um formato peculiar, com um disco bem distribuído em vez de ter “braços” como a maioria das galáxias. A formação não se encaixa perfeitamente em nenhuma categoria conhecida.
Técnicas modernas para revelar detalhes da galáxia
A primeira observação do Hubble da Messier 104 ocorreu em 2003, e a imagem rapidamente se tornou uma das mais icônicas já reveladas. Agora, a fotografia foi reprocessada com métodos avançados pelo telescópio e exibe detalhes inéditos da estrutura galáctica e estrelas antes imperceptíveis no fundo.
Dados infravermelhos revelam aglomerados de poeira na borda externa e um centro dominado por um buraco negro supermassivo com massa equivalente a 9 bilhões de sóis. Apesar de seu tamanho, ele está relativamente inativo, operando em velocidade extremamente baixa.
Reconhecível até por telescópios amadores, a Messier 104 ocupa no céu o equivalente a um terço do diâmetro lunar. Sua extensão exigiu que o Hubble capturasse múltiplas imagens, posteriormente unidas em um mosaico. Versões em alta resolução estão disponíveis no site da ESA.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
What's Your Reaction?






