O que significa quando respondem apenas com “joia”? Psicologia explica
Receber respostas muito diretas nas redes sociais pode gerar incômodo; entenda o que o retorno com emoticons pode significar

Alguma vez você já mandou uma mensagem super detalhada no Whatsapp, Instagram, ou Facebook e recebeu uma resposta curta e direta, com um simples emoticon? E pior ainda, com o símbolo do “joinha”? A experiência pode ser incômoda, mas é comum. Seja ao mandar uma mensagem carinhosa, ou com um conteúdo importante, é possível receber um retorno simplista. Segundo especialistas, esse tipo de resposta tem uma explicação e quase sempre significa alguma coisa.
Leia também
-
Vida & Estilo
O que seu signo revela sobre sua vibe nas redes sociais
-
Vida & Estilo
Novo fenômeno nas redes preocupa experts em saúde mental; saiba qual é
-
Vida & Estilo
FOMO, FOBO e JOMO: entenda os termos que surgiram com as redes sociais
O formato de comunicação de alguém, mesmo no meio virtual, está conectado à forma como essa pessoa pensa e direciona diálogos. Segundo a psicóloga Anastacia Cristina Macuco, emojis como “joinha”, podem carregar mais significado do que aparenta. “Em muitos casos, o emoji atua como uma forma sutil de encerrar o diálogo”, elucida.
Macuco explica que mandar um emoticon mais seco pode ser uma forma sutil de encerrar o diálogo. O retorno, para aquele que envia o símbolo, pode ser uma forma de marcar presença sem se envolver emocionalmente na conversa. Do ponto de vista da psicologia, a comunicação revela muito sobre os afetos e relações. Até mesmo o silêncio é uma forma de resposta, mesmo que extremamente econômica.
A reposta diminuta é capaz de comunicar distanciamento, desinteresse, ou mesmo um desejo pessoal de evitar confrontos com o outro. Macuco alerta que aquele que manda o emoticon pode estar procurando uma saída fácil para não precisar elaborar o que sente, ou pensa.
Dependendo do contexto, a mensagem ainda pode carregar um significado diferente. De acordo com médico psiquiatra Iago Fernandes, nem sempre há má intenção no gesto. Em alguns casos, a explicação está mais atrelada ao fato de que algumas pessoas são mais objetivas, e ocupadas – ou mesmo têm um estilo de comunicação mais prático. Entretanto, caso esse tipo de resposta se torne frequente, o ideal seria refletir sobre a qualidade do vínculo e o espaço que há para trocas mais genuínas.
Se sente incomodado com a resposta?
Fernandes descreve que emoticons como a famosa joinha podem ter um peso que reside majoritariamente no valor emocional que o receptor atribui àquele gesto. Enquanto para alguns, o retorno pode soar como brutalidade, ignorância ou mesmo ironia. “Fruto das suas vivências ou mesmo ‘fantasmas’ emocionais, que projetam significado onde o emissor não vislumbrou nenhum”, destaca.
O ideal, segundo a psicóloga, seria estar atento ao motivo da resposta ter gerado incômodo em quem a recebeu. Caso surjam emoções como frustração ou mesmo rejeição, o ideal é refletir sobre o motivo. As vezes, o incômodo não é apenas sobre o emoji, mas sobre o sentimento de estar sendo ignorado. “Ou mesmo de não ser importante o suficiente para merecer uma palavra”, finaliza.
What's Your Reaction?






