Para governo, Motta terá dificuldade para derrubar veto de Lula
Ministros do governo preveem dificuldades de Hugo Motta para derrubar, no Senado, o veto de Lula ao aumento do número de deputados

Ministros do governo apostam que o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), terá dificuldade para derrubar o veto de Lula ao projeto que aumenta de 513 para 531 o número de deputados.
Aconselhado por alguns ministros, Lula decidiu vetar a proposta como um recado sobretudo a Motta, após o presidente da Câmara patrocinar a derrubada do decreto do governo sobre o IOF.
5 imagens
Fechar modal.
1 de 5
Motta e LulaVINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES 2 de 5
Planalto vê jogo politico em decisão de MottaBRENO ESAKI/METRÓPOLES @BrenoEsakiFoto3 de 5
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ao lado dos presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP)VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto4 de 5
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto5 de 5
Hugo Motta, presidente da CâmaraVINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Também pesou na decisão do petista o impacto da opinião pública. O temor de auxiliares presidenciais era de que a possível omissão de Lula fosse mal vista pela população, majoritariamente contra o projeto.
Leia também
-
Igor Gadelha
Após IOF, Lula decide vetar projeto que aumenta número de deputados
-
Igor Gadelha
Voz isolada, Gleisi tenta evitar veto de Lula a aumento de deputados
-
Igor Gadelha
Aumento de deputados: Lula leva em conta “sentimento do povo”, diz AGU
-
Igor Gadelha
Aliado de Motta apresenta projeto para derrubar “taxa das blusinhas”
Na avaliação de ministros, entre eles alguns do Palácio do Planalto, Motta terá dificuldades para derrubar o veto de Lula no Senado, onde o projeto foi aprovado com placar apertado, de 41 votos a 33.
Para que um veto presidencial seja derrubado, é preciso que a maioria absoluta de deputados federais (257) e senadores (41) votem pela derrubada dele, em votação computada separadamente.
Caso uma das duas Casas Legislativas não alcance votos suficientes para derrubar, o veto do presidente da República é mantido. Ou seja, se o Senado manter o veto, Motta sairá derrotado.
What's Your Reaction?






