Paraná Pesquisas: Rio Grande do Norte prefere Lula em qualquer cenário
Em todos os cenários avaliados, Lula seria o mais votado no primeiro turno das eleições. Avaliação do governo Lula teve melhora no estado

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), é o preferido para a reeleição no estado do Rio Grande do Norte, aponta levantamento do Paraná Pesquisas, divulgado nesta segunda-feira (15/9). Em todos os cenários avaliados, Lula seria o mais votado no primeiro turno das eleições presidenciais de 2026, porém, sem alcançar os 50% dos votos, necessários para ser eleito diretamente.
A coleta dos dados foi realizada por meio de entrevistas pessoais, com 1.505 eleitores, em 58 dos 167 municípios, entre 6 e 10 de setembro de 2025, ou seja, antes da condenação de Jair Bolsonaro (PL) pelo Supremo Tribunal Federal (STF). O grau de confiança de pesquisa é de 95% para uma margem estimada de erro de, aproximadamente, 2,6 pontos percentuais para os resultados gerais.
Leia também
-
Economia
Entenda o plano do governo Lula para inéditas concessões de hidrovias
-
Mundo
No NYT, Lula cita Trump, diz se orgulhar do STF e nega “caça às bruxas”
-
Andreza Matais
Bolsonaro tende à irrelevância sem mobilização como o “Lula Livre”
-
Brasil
Governo Lula faz ofensiva contra anistia e paga R$ 3,2 bilhões em emendas
Contra o ex-presidente Bolsonaro, que está inelegível e chegaria a 32,1% dos votos no estado, Lula iria para o segundo turno, com 42,5%. Já contra a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (26,4%), o atual presidente conseguiria 43,1% dos votos.
Em um terceiro cenário, contra o atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (20,7%), Lula chegaria aos 43,7% no primeiro turno, e, contra o senador e filho de Bolsonaro, Flávio Bolsonaro (17,9%), Lula chegaria aos 43,4% dos votos.
No Brasil, para ser eleito presidente no primeiro turno, um candidato precisa obter mais da metade dos votos válidos, ou seja, mais de 50%. O que não ocorre em nenhum dos cenários da pesquisa.
No Rio Grande do Norte, Ciro Gomes (PDT) aparece como terceiro colocado, chegando a 14,9% dos votos.
Avaliação do governo Lula no estado
A avaliação do governo Lula melhorou no Rio Grande do Norte. Em comparação com a pesquisa de fevereiro, todas as categorias melhoraram, e a aprovação geral chegou a 51,9%.
Entre os entrevistados, 14,8% consideram a gestão ótima, e 22,5%, boa. Já as avaliações “ruim e péssimo” caíram para 7,2% e 29,6%, respectivamente.
What's Your Reaction?






