Pesquisa: brasileiros confiam mais em bombeiros e menos no Congresso
As instituições ficaram com 54 pontos, enquanto os grupos sociais atingiram 62, ambos representando uma redução em relação a 2024

O Índice de Confiança Social (ICS) 2025, conduzido pela Ipsos-Ipec, apontou que o nível de confiança dos brasileiros em instituições e grupos sociais apresentou uma redução. O índice geral ficou em 56 pontos de confiança.
As instituições ficaram com 54 pontos, enquanto os grupos sociais atingiram 62, ambos representando uma redução em relação a 2024.
A pesquisa realizou 2 mil entrevistas em 131 municípios brasileiros entre os dias 3 e 8 de julho. O levantamento possui margem de erro de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, sobre os resultados da amostra, com índice de confiança de 95%.
Leia também
-
Mundo
Donald Trump não tem plano claro para política tarifária, diz pesquisa
-
Distrito Federal
Pesquisa: 55% dos lares no DF têm pets. Veja cidades com mais bichos
-
Brasil
Pará: 70,3% aprovam governo de Helder Barbalho (MDB), diz pesquisa
-
Mundo
Para 72% dos brasileiros, conflitos mundiais afetam muito a economia
Segundo a pesquisa, todas as instituições e grupos sociais avaliados perderam algum grau de confiança, o que demonstra uma insatisfação generalizada dos brasileiros.
Nível de confiança
O Corpo de Bombeiros lidera o ranking de confiança, com uma pontuação de 85 pontos. As igrejas e as escolas públicas apresentam índices de confiança de 67 e 66 pontos, respectivamente.
As instituições ligadas à área de segurança tiveram queda de 4 a 6 pontos em relação ao levantamento anterior. A Polícia Federal (PF) marcou 66 pontos, as Forças Armadas, 64, e a Polícia, 59.
Empresas, bancos, meios de comunicação e organizações da sociedade civil tiveram queda de 4 a 7 pontos, ficando com 57, 56, 54 e 52 pontos, respectivamente.
O Ministério Público apresenta 56 pontos, o que equivale a 5 pontos a menos do que em 2024, enquanto o sistema eleitoral registra 50 pontos de confiança. O Poder Judiciário perdeu 6 pontos e passou a ficar abaixo da média da escola, com 49 pontos.
O governo da cidade onde a pessoa mora é a única instituição política que ultrapassa os 50 pontos, atingindo 54, juntamente com o sistema público de saúde, que alcança 55 pontos.
O Congresso Nacional e os partidos políticos recebem índices de confiança muito baixos, de 37 e 32 pontos, respectivamente. O Governo Federal fica com 46 pontos, enquanto o presidente da República e os sindicatos pontuam 41 pontos.
What's Your Reaction?






