PL descarta punição formal contra deputado que não assinou anistia

Antônio Carlos Rodrigues não assinou anistia e entrou na mira de Malafaia, mas PL crê que parlamentar votará com sigla na urgência do texto

May 18, 2025 - 02:30
 0  0
PL descarta punição formal contra deputado que não assinou anistia

Caciques do PL descartam uma punição formal ao deputado Antônio Carlos Rodrigues (PL-SP), o único da legenda a não assinar o requerimento de urgência para o projeto de anistia aos envolvidos com o 8 de Janeiro. Nos bastidores da legenda, lideranças afirmam que uma reprimenda pioraria o clima interno, e acreditam que o parlamentar votaria com os colegas caso a proposta de fato seja pautada.

A anistia aos envolvidos com o 8 de Janeiro se tornou proposta prioritária da direita no Congresso. Nos bastidores, a expectativa do PL é que um eventual perdão beneficie também o ex-presidente Jair Bolsonaro, atualmente inelegível até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e alvo de inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) por suposta tentativa de golpe de Estado.

Na ocasião, a resistência à pauta causou embaraço no PL, mas coube ao pastor Silas Malafaia criticar o deputado de forma mais incisiva. Aliado próximo ao ex-presidente Jair Bolsonaro, o líder da Assembleia de Deus Vitória em Cristo defendeu a expulsão do parlamentar. “Ele é amicíssimo do ditador da toga Alexandre de Moraes. A narrativa, de tanto conviver com PT, por ter sido ministro de Dilma [Rousseff], é ‘não podemos tensionar, abrir guerra com o Judiciário”, reclamou o religioso.

Naquele momento, eles viveram uma disputa pública. O deputado, que estava no PL bem antes de Bolsonaro desembarcar na sigla, afirmou que não vai ceder às pressões e que não guia sua vida política por “apelos do Legislativo”. O parlamentar também sugeriu que Malafaia deveria se candidatar para defender seus ideais no Congresso.

“Lamento que, no momento em que país clama por seriedade e equilíbrio, ele opta por adotar um discurso que contribui com o acirramento dos ânimos. Caso deseje participar ativamente do debate politico e confrontar parlamentares, sugiro que fale dentro das regras democráticas, colocando seu nome à disposição da população por meio de processo eleitoral, pleiteando assim uma cadeira. Não elegeu nem o teu vereador na capital”, disse Carlos Rodrigues.

Malafaia respondeu: “Isso é um preconceito. Qualquer cidadão pode participar do debate político e questionar Executivo, Legislativo e Judiciário. Isso é uma vergonha, tu tinha que ser expulso do PL”.

O pastor também disse ter elegido 8 dos 11 candidatos a vereador que apoiou, e também 17 dos 21 candidatos a prefeito. “O deputado Sóstenes, líder do seu partido e um gigante da anistia, era meu funcionário, um ilustríssimo desconhecido, que eu vi a vocação e ajudei a elegê-lo deputado”, finalizou.

What's Your Reaction?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

tibauemacao. Eu sou a senhora Rosa Alves este e o nosso Web Portal Noticias Atualizadas Diariamente