Por que a CPMI do INSS pode ser um tiro pela culatra em bolsonaristas
Defendida por bolsonaristas, CPI mista do INSS no Congresso pode acabar virando um tiro pela culatra para os aliados de Jair Bolsonaro

A CPI mista do INSS, que já conta com assinaturas de 236 deputados e 42 senadores, pode virar um tiro pela culatra para a bancada bolsonarista do Congresso Nacional, principal entusiasta da instalação da comissão.
Isso porque, pela conta dos próprios bolsonaristas, o governo Lula deverá ter maioria na CPMI, considerando a atual configuração do Senado, de forma parecida com o que aconteceu na CPMI do 8 de Janeiro na Casa.
3 imagens
Fechar modal.
1 de 3
Bolsonaristas querem CPMI para investigar a farra do INSSVINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto2 de 3
Líder do PL quer avançar com propostaBruno Spada/Câmara dos Deputados3 de 3
Deputada Coronel Fernanda, alvo de inquérito no STFCâmara dos Deputados
Dessa forma, a avaliação é de que o Planalto pode ter a “faca e o queijo na mão” para controlar o rumo da CPI e, dessa forma, atuar para jogar as fraudes que atingiram aposentados do INSS no colo do governo Bolsonaro.
Leia também
-
Igor Gadelha
Senadora do PL não assinou CPI do INSS para não prejudicar a cunhada
-
Igor Gadelha
Como Moraes e ministros do STF reagiram à fala do secretário de Trump
-
Igor Gadelha
Mudança de última hora pode melar PEC do Fim da Reeleição no Senado
-
Igor Gadelha
PEC da Segurança: CCJ fará rodada de audiência com governadores
A situação seria diferente caso a CPI ocorresse só na Câmara, onde os aliados de Bolsonaro calculam que teriam maioria. Dessa forma, seria mais fácil atingir o objetivo de pressionar o governo Lula com as fraudes no INSS.
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), no entanto, sinalizou que não pretende manobrar para passar o pedido de CPI do INSS na frente dos outros 12 requerimentos de CPI que aguardam na fila.
Já a CPMI está nas mãos do presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (União-AP). O senador já marcou uma sessão conjunta da Câmara e do Senado para 17 de junho, quando deve ler o pedido da CPI mista do INSS.
What's Your Reaction?






