Putin defende “monitoramento rigoroso” de defesas antimísseis dos EUA

Vladimir Putin alerta que a Rússia acompanhará planos de interceptores americanos, e promete responder a qualquer ação "desestabilizadora"

Sep 22, 2025 - 19:00
 0  0
Putin defende “monitoramento rigoroso” de defesas antimísseis dos EUA

O presidente russo, Vladimir Putin, ordenou nesta segunda-feira (22/9) que agências do governo monitorem de perto os avanços dos Estados Unidos em defesa antimísseis, incluindo a possível implantação de interceptores no espaço. Durante reunião do Conselho de Segurança da Rússia, Putin afirmou que o país acompanhará principalmente o arsenal de armas ofensivas estratégicas dos EUA.

“Peço às agências relevantes que continuem monitorando de perto as atividades relevantes do lado americano, principalmente no que diz respeito ao arsenal de armas ofensivas estratégicas. Atenção especial também deve ser dada aos planos para desenvolver os componentes estratégicos do sistema de defesa antimísseis dos EUA”, afirmou Putin.

Líder do Kremlin ressaltou que a Rússia responderá adequadamente a qualquer iniciativa que considere uma ameaça e destacou que a proposta russa de estender o New START pode criar condições para um diálogo estratégico com Washington.

Na visão de Putin, a implementação de tais “práticas de ações desestabilizadoras poderia minar os esforços da Rússia para manter o status quo nas armas ofensivas estratégicas”.

Leia também

Novo alerta… assunto antigo

O alerta russo não é novo. Em janeiro, o governo criticou os planos do então presidente Donald Trump de criar um escudo antimísseis inspirado no Domo de Ferro de Israel. O diplomata Grigory Mashkov afirmou na época que a medida poderia aumentar o arsenal nuclear da Rússia e dificultar esforços de redução de armas estratégicas.

O Domo de Ferro americano seria um sistema de defesa inspirado no modelo israelense, capaz de detectar e interceptar projéteis lançados contra o território norte-americano. Segundo Mashkov, a iniciativa ameaça a estabilidade global e poderia levar a Rússia a ampliar quantitativa e qualitativamente seus arsenais de mísseis e armas nucleares.

Segundo o Instituto Internacional de Pesquisa para a Paz de Estocolmo (Sipri), a Rússia possui cerca de 5.580 armas nucleares, sendo apontada como a maior potência nuclear do mundo. O gasto global com armamentos nucleares tem crescido nos últimos anos; de acordo com a Campanha Internacional para a Abolição de Armas Nucleares (ICAN), mais de US$ 2,8 mil foram investidos por segundo em 2023. 4 imagensPutin e Trump no Alasca em agosto de 2025Trump e PutinTrump e PutinFechar modal.1 de 4

Encontro entre Trump e Putin teve várias pautasAndrew Harnik/Getty Images2 de 4

Putin e Trump no Alasca em agosto de 2025Andrew Harnik/Getty Images3 de 4

Trump e PutinChris McGrath/Getty Images4 de 4

Trump e PutinMikhail Svetlov/Getty Images

What's Your Reaction?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

tibauemacao. Eu sou a senhora Rosa Alves este e o nosso Web Portal Noticias Atualizadas Diariamente