Quem era o ex-presidente do PT morto esfaqueado pelo filho em SP

Paulo Frateschi, ex-presidente do PT de São Paulo, foi morto nesta quinta-feira, vítima de esfaqueamento do filho que estava em surto

Nov 6, 2025 - 12:30
 0  3
Quem era o ex-presidente do PT morto esfaqueado pelo filho em SP

O ex-deputado estadual e ex-presidente do PT em São Paulo, Paulo Frateschi (no centro da foto em destaque), morto nesta quinta-feira (6/11) esfaqueado por um de seus filhos, fez parte da fundação do partido e concorreu a cargos eletivos desde o fim da ditadura militar. Nos últimos anos, segundo petistas, Frateschi estava um pouco afastado da política partidária.

Na virada do século, Frateschi era presidente do PT paulista. Entre 1983 e 1987, foi deputado na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). No ano seguinte, em 1988, ele foi candidato a vereador na capital paulista. Durante a gestão de Marta Suplicy (2001-2005), na prefeitura de São Paulo, Frateschi foi secretário de Relações Governamentais.

Paulo Frateschi foi preso e torturado durante a Ditadura Militar em 1969, aos 19 anos, quando era militante da Ação Libertadora Nacional (ALN). Em um relato feito à Agência Pública, ele contou sobre quando foi levado à sala do delegado Sérgio Paranhos Fleury, um dos símbolos da tortura no país.

“Fleury xingava, falava palavrões. Repetia ‘porra! Bosta! e cuspia’. Logo pensei: putz, vai começar tudo de novo [tortura]. De repente, ele olhou fixo pra mim e falou: ‘o merda do juiz mandou te soltar. Se alguém te procurar, você vai voltar aqui e me contar!’”, afirmou Frateschi à agência.

Paulo Frateschi foi um dos signatários da fundação do PT, no Colégio Sion, junto a Lula. Participou de caravana com o presidente em 2018, quando Lula era alvo da operação Lava Jato, e chegou a ser atingido por pedradas em Florianópolis (SC).

Ele teve um relacionamento com Beatriz Pardi, que também foi deputada estadual. O filho que esfaqueou Frateschi, porém, é do atual casamento de Paulo com Yolanda Maux Vianna.

Segundo relatos de petistas, a última atuação em campanha política de Frateschi foi durante a campanha de Dilma Rousseff à Presidência da República, em 2014, quando o atual ministro da Fazenda, Fernando Haddad, concorreu pelo PT ao governo de São Paulo. Atualmente, Frateschi morava em Paraty, no litoral do Rio de Janeiro.

What's Your Reaction?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

tibauemacao. Eu sou a senhora Rosa Alves este e o nosso Web Portal Noticias Atualizadas Diariamente