RN deve ter mais de 31 mil contratações temporárias no fim de 2025, projeta Fecomércio
O Rio Grande do Norte deve registrar mais de 31,2 mil contratações temporárias nos meses de novembro e dezembro de 2025, segundo estimativa do Instituto Fecomércio RN (IFC). A projeção considera o aumento do consumo em datas comemorativas como Black Friday, Natal e Ano-Novo, além da circulação do 13º salário e de bônus anuais. As […]

O Rio Grande do Norte deve registrar mais de 31,2 mil contratações temporárias nos meses de novembro e dezembro de 2025, segundo estimativa do Instituto Fecomércio RN (IFC). A projeção considera o aumento do consumo em datas comemorativas como Black Friday, Natal e Ano-Novo, além da circulação do 13º salário e de bônus anuais. As vagas devem se concentrar no comércio varejista, supermercados, empresas de logística e no setor de serviços, para atender ao pico sazonal da demanda.
A previsão ocorre em um cenário de crescimento econômico mais moderado. O Banco do Brasil projeta expansão de 1,4% para a economia potiguar em 2025. Já os dados do IBGE até agosto indicam avanço nas receitas de setores que sustentam a expectativa de contratações: comércio (+2,3%), serviços (+4,3%) e turismo (+5,5%).
Mesmo com a expectativa de geração de empregos temporários, o número previsto é 6,9% menor que o registrado em 2024. No ano anterior, o Rio Grande do Norte esteve entre os estados com maior expansão, com alta de 6,0%, cenário que não deve se repetir em 2025.
Além de atender à demanda das empresas, as contratações de fim de ano são oportunidades de inserção ou reinserção no mercado de trabalho. Segundo o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, “as contratações de fim de ano são um termômetro importante da dinâmica de consumo e da capacidade de adaptação do mercado de trabalho. Para trabalhadores, são ocasiões valiosas de renda e experiência; para empresas, uma resposta ágil ao aumento sazonal da demanda”.
A coordenadora do Senac Carreiras, Rose Câmara, reforça que conquistar uma vaga temporária exige autoconhecimento e preparo. “O primeiro passo é olhar para dentro: entender seus pontos fortes, seus valores e o tipo de cultura em que você se encaixa. Com isso claro, fica mais fácil construir um currículo que conte uma história coerente e mostre resultados concretos, além de manter um perfil profissional atualizado e coerente com seus objetivos”, orienta.
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