Rogério Marinho desiste da pré-candidatura ao Governo do RN e indica Álvaro Dias como novo nome da oposição

O senador Rogério Marinho (PL) anunciou nesta quarta-feira (21) a desistência de sua pré-candidatura ao Governo do Rio Grande do Norte. A decisão, segundo ele, foi motivada por um pedido do ex-presidente Jair Bolsonaro, para que passe a atuar diretamente na campanha nacional do filho, Flávio Bolsonaro, apontado como pré-candidato do partido à Presidência da […] O post Rogério Marinho desiste da pré-candidatura ao Governo do RN e indica Álvaro Dias como novo nome da oposição apareceu primeiro em Jornal O Mossoroense.

Jan 21, 2026 - 15:00
 0  1
Rogério Marinho desiste da pré-candidatura ao Governo do RN e indica Álvaro Dias como novo nome da oposição

O senador Rogério Marinho (PL) anunciou nesta quarta-feira (21) a desistência de sua pré-candidatura ao Governo do Rio Grande do Norte. A decisão, segundo ele, foi motivada por um pedido do ex-presidente Jair Bolsonaro, para que passe a atuar diretamente na campanha nacional do filho, Flávio Bolsonaro, apontado como pré-candidato do partido à Presidência da República.

Durante pronunciamento, Rogério Marinho afirmou que a escolha não foi simples e relatou impacto pessoal diante da mudança de planos políticos. “Tenho dormido mal nos últimos dias, me sentindo diferente com os rumos que a vida me levou a tomar. Mas não posso negar um pedido do presidente Bolsonaro”, declarou. A forma como o senador atuará na campanha federal, no entanto, não foi detalhada.

Ainda durante entrevista coletiva concedida em Natal, Marinho anunciou o ex-prefeito da capital, Álvaro Dias, como o novo pré-candidato do grupo de oposição ao governo estadual. A indicação busca reorganizar o campo oposicionista após a saída de Rogério da disputa majoritária.

Eleito senador em 2022, Rogério Marinho cumpre mandato de oito anos e, ao final de 2026, alcançará a metade do período legislativo no Senado Federal.

Cenário sucessório no RN começa a se desenhar

Com a desistência de Rogério Marinho, o Rio Grande do Norte passa a ter pelo menos duas pré-candidaturas oficialmente colocadas na disputa pelo Governo do Estado. Além de Álvaro Dias, o Partido dos Trabalhadores confirmou, na última segunda-feira (19), a pré-candidatura do secretário estadual da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier (PT).

A definição do nome governista ocorreu após o vice-governador Walter Alves (MDB) comunicar à governadora Fátima Bezerra (PT) que não assumirá o comando do Executivo caso ela deixe o cargo, em abril, para disputar uma vaga ao Senado Federal. Fátima Bezerra está em seu segundo mandato como governadora.

Caso o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PSDB), também opte por não assumir o Executivo estadual, o Rio Grande do Norte poderá passar por uma eleição indireta na Assembleia para escolha de um governador tampão, com mandato até dezembro de 2025.

Outro nome que aparece no radar da sucessão estadual é o do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União Brasil). Embora ainda não tenha oficializado sua pré-candidatura, Allyson é apontado como uma das principais apostas do bloco formado por União Brasil, PSD e PP, grupo que passou a contar com o apoio do MDB após o rompimento de Walter Alves com o governo estadual.

O cenário político potiguar segue em movimentação intensa e deve ganhar novos contornos nos próximos meses, à medida que alianças se consolidem e os projetos eleitorais avancem rumo a 2026.

O post Rogério Marinho desiste da pré-candidatura ao Governo do RN e indica Álvaro Dias como novo nome da oposição apareceu primeiro em Jornal O Mossoroense.

What's Your Reaction?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

tibauemacao. Eu sou a senhora Rosa Alves este e o nosso Web Portal Noticias Atualizadas Diariamente