São Paulo enfrenta ventania e frente fria após ciclone extratropical
Ventania chega a 80 km/h e pode causar quedas de árvores e desabamentos; temperatura deve cair para 14°C neste domingo
Após ser atingido por um ciclone extratropical neste sábado (8/11), São Paulo começa a ver o tempo voltar à estabilidade em grande parte do estado. Segundo a Defesa Civil, a frente fria que trouxe ventos intensos e chuva ao longo do dia começa a se afastar, mas o clima segue com ventanias e sensação de frio em várias regiões.
Na capital paulista, o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) informou que o sábado termina com temperaturas em torno de 21°C. Durante a madrugada, os termômetros devem despencar, com mínima prevista de 14°C. Apesar da frente fria, não há previsão de chuva significativa, apenas chuviscos isolados. As rajadas podem chegar a 60 km/h, e há risco de queda de galhos e danos em estruturas leves, segundo o órgão.
Leia também
-
São Paulo
Inmet divulga novo alerta de grande perigo para litoral de SP. Entenda
-
São Paulo
SP registra rajadas de vento de até 109 km/h com ciclone extratropical
-
São Paulo
São Paulo tem 24 quedas de árvores e alerta severo para temporais
-
São Paulo
Defesa Civil emite alerta severo para chuva e rajadas de vento em SP
A previsão para o domingo (9/11) indica tempo nublado, garoa ocasional e ventos mais fracos, com rajadas de até 50 km/h. As temperaturas continuam baixas, com mínima de 14°C e máxima de 20°C.
Confira o balanço do tempo nas últimas horas do estado de São Paulo:
- Na capital, o CGE registrou rajadas de até 79,6 km/h na região do Aeroporto de Congonhas. Outras áreas também foram atingidas com força: o Ipiranga teve ventos de 57,5 km/h e M’Boi Mirim, 56,2 km/h.
- Até às 19h08, O Corpo de Bombeiros recebeu 106 chamados por quedas de árvores, 5 para desabamentos e nenhum caso de enchentes.
- O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) manteve o alerta de grande perigo para ventos costeiros intensos, especialmente no litoral paulista, com validade até as 9h da manhã de domingo (9/11).
Para garantir uma resposta rápida a possíveis ocorrências, a Defesa Civil informou que o Gabinete de Crise será mobilizado neste sábado, dia de maior risco. O grupo reune Corpo de Bombeiros, Sabesp, Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Arsesp), concessionárias de energia e gás, além de equipes municipais.
Representantes destas instituições estão concentrados no Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), em São Paulo, monitorando a evolução das tempestades e prestando apoio imediato em caso de desastres.
What's Your Reaction?