Senador do PT sobre petróleo na Foz do Amazonas: “Passou da hora”
Após várias negativas, o Ibama autorizou a Petrobras a perfurar poço na Bacia da Foz do Amazonas às vésperas da COP 30
Presidente da Comissão de Meio Ambiente (CMA), o senador Fabiano Contarato (PT) comentou nesta quarta-feira (22/10) a autorização do Ibama para a Petrobras iniciar a perfuração do poço pioneiro de petróleo na Bacia da Foz do Amazonas, na costa do Amapá.
À coluna, o parlamentar declarou que “passou da hora” de conciliar a geração de emprego e renda com preservação ambiental e que avalia como “positiva” a autorização do Ibama.
Leia também
-
Paulo Cappelli
Conselheiro federal pede que OAB se manifeste contra ato de Moraes
-
Paulo Cappelli
Alcolumbre aposta em reviravolta na indicação de Lula ao STF
-
Paulo Cappelli
Fux alfineta Moraes por aplicar multa após pedido de auditoria nas urnas
-
Paulo Cappelli
Motta: Câmara impedirá aéreas de cobrarem por bagagem de mão
“Considero positiva e acertada a posição do Ibama ao autorizar a perfuração na Foz do Amazonas, com base em análise rigorosa e independente”, afirmou o parlamentar.
Segundo ele, a transição de uma matriz energética baseada na queima intensiva de combustíveis fósseis, como petróleo e gás, não pode ser “feita da noite para o dia” por fontes limpas e renováveis.
“Ficar preso a extremismos não é positivo. Trata-se de um avanço significativo para a Petrobras realizar a pesquisa para sondar a existência de petróleo”, disse.
““Temos que garantir que toda e qualquer atividade nessa região seja feita com cautela e rigor, assegurando a proteção da biodiversidade e dos povos da Amazônia. Nosso compromisso com a pauta ambiental permanece firme, especialmente neste momento em que o Brasil está prestes a sediar a COP 30.”
O Ibama autorizou a Petrobras a iniciar a campanha de perfuração do poço FZA-M-59, às vésperas da COP 30, que será realizada em Belém (PA), de 10 a 21 de novembro de 2025. O alvo exploratório da empresa brasileira está localizado a 500 km da foz do rio Amazonas e a 175 km da costa.
What's Your Reaction?