Sol, chuvas e possibilidade de geada: confira o clima pelo país
Norte e Nordeste têm alertas para chuvas, Sul pode ter novas geadas, Sudeste tem dias com Sol e Centro-Oeste vive grande amplitude térmica

O Instituto Nacional de Metereologia (Inmet) emitiu alertas para chance de chuva no Norte e Nordeste do Brasil, nesta terça-feira (15/7). A possibilidade de geada para as regiões sul do Paraná e norte de Santa Catarina também foi informada pelo órgão, que aponta a continuidade de dias ensolarados no Sudeste do país.
Conforme o Inmet, no norte do Espírito Santo, junto à toda faixa litorânea da Região Nordeste, atua um cavado, ou seja, uma região alonga com baixa pressão atmosférica, que condiciona um tempo com bastante nebulosidade e chuvas fracas e fortes.
Nas áreas, estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com poucas chances de alagamentos e pequenos deslizamentos, especialmente em municípios com áreas de risco.
Leia também
-
Brasil
Sol, chuva ou onda de frio? Clima nesta semana tem de tudo; confira
-
Brasil
Chuvas e geadas acompanham frio em parte do Brasil; confira o clima
-
Brasil
Massa de ar frio, chuvas e geadas castigam parte do país; confira
No Rio Grande do Sul, uma massa de ar mais quente será responsável por aumentar a temperatura, garantindo a madrugada menos fria do estado desde o começo do inverno. Em Porto Alegre, os termômetros marcam máxima de 24ºC e mínima de 14ºC.
O tempo também permanece ameno na Região Sudeste, com máxima de 26ºC no Rio e em Vitória (ES), além de 22ºC em São Paulo e 23ºC em Belo Horizonte (MG).
Já a Região Centro-Oeste segue com tempo firme, sem previsão de chuvas. O que chama a atenção é a amplitude térmica e o tempo seco. Em alguma cidades, como Brasília (DF), a umidade do ar pode atingir 35%, enquanto as temperaturas podem variar de 15 a 23º. Já em Cuiabá (MT), a temperatura pode variar entre 19ºC e 32ºC, com a umidade atingindo 25%.
Alerta para chuva
A recomendação do Inmet é de que a população evite enfrentar o mau tempo, observe a alteração nas encostas e, se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. O Instituto ainda deixa uma série de instruções para os moradores de áreas que possam ser mais afetadas pelas chuvas. Veja:
- Desligue aparelhos elétricos, quadro geral de energia;
- Observe alteração nas encostas;
- Permaneça em local abrigado, e em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, devido a leve risco de queda e descargas elétricas, e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda;
- Em caso de situação de inundação, ou similar, proteja seus pertences da água envoltos em sacos plásticos;
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
What's Your Reaction?






