Tesoureira do PT defende deputados que votaram a favor da PEC da Blindagem

Pestista fez afirmação durante uma reunião com outros integrantes do Partido dos Trabalhadores em Minas Gerais

Sep 20, 2025 - 20:00
 0  0
Tesoureira do PT defende deputados que votaram a favor da PEC da Blindagem

A tesoureira do Partido dos Trabalhadores (PT), Gleide Andrade, afirmou durante uma reunião com correligionários em Minas Gerais que os 12 deputados federais petistas que votaram a favor da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Blindagem merecem solidariedade. Ela também citou a existência de uma orientação partidária sobre o tema.

A PEC da Blindagem estabelece que a investigação ou prisão de parlamentares — exceto em casos de delito inafiançável ou flagrante — só poderá ocorrer com autorização dos colegas, dentro do prazo de 90 dias. O texto foi aprovado pelos deputados na terça-feira (16/9).

Conforme Gleide, os parlamentares precisam de apoio. “Neste momento, estes 12 deputados [petistas que votaram a favor da PEC], e 3 são de Minas, precisam da nossa solidariedade”, disse ela ao mencionar que existia “uma orientação” para o voto.

“Os 12 que votaram, votaram porque seguiram uma orientação. E no meio do caminho, alguns votaram e, quando viram a repercussão nas redes, voltaram para trás”, afirmou.

Ela ainda criticou a aprovação do regime de urgência para a tramitação do Projeto de Lei da Anistia. “A partir de agora, onde passa um boi, pasa uma boiada. Não vem com este papo de anistia light, não vem com este papo de redução de pena. Eles vão fazer o que eles quiserem e sabe o que eles querem? Eles querem livrar todos que atentaram contra o Estado Democrático de Direito.”

Repercussão

Após a repercussão negativa pela aprovação da PEC da Blindagem, deputados do PT e de outros partidos foram às redes sociais pedir desculpas pelo voto a favor do tema. Um dos exemplos foi o do deputado federal Merlong Solano (PT-PI).

Leia também

Nas redes sociais, Solado pediu desculpas ao povo do Piauí e ao PT. “Meu objetivo era ajudar a impedir o avanço da anistia e viabilizar a votação de pautas importantes para o povo brasileiro, como a isenção do Imposto de Renda, a MP do Gás do Povo, a taxação das casas de apostas e dos super-ricos, além do Plano Nacional de Educação”, disse em nota.

Levantamento divulgado pela Genial Quaest divulgado neste sábado (20/9) mostra que a PEC da Blindagem teve uma ampla repercussão negativa nas redes sociais. Conforme o instituto, 83% das menções feitas ao tema pelos internautas reprovam a iniciativa dos parlamentares.

What's Your Reaction?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

tibauemacao. Eu sou a senhora Rosa Alves este e o nosso Web Portal Noticias Atualizadas Diariamente