‘Trump se envolveu em atividades criminosas’: o depoimento do procurador que investigou o presidente dos EUA
Alvo frequente de críticas de apoiadores de Donald Trump, o procurador norte-americano Jack Smith, que conduziu investigações criminais contra Trump, acusou o presidente dos EUA de querer estar acima da lei e reafirmou que, “sem dúvidas”, o presidente dos EUA se envolveu em investigações criminosas Smith prestou depoimento a uma comissão especial da Câmara dos […] O post ‘Trump se envolveu em atividades criminosas’: o depoimento do procurador que investigou o presidente dos EUA apareceu primeiro em Jornal O Mossoroense.
Alvo frequente de críticas de apoiadores de Donald Trump, o procurador norte-americano Jack Smith, que conduziu investigações criminais contra Trump, acusou o presidente dos EUA de querer estar acima da lei e reafirmou que, “sem dúvidas”, o presidente dos EUA se envolveu em investigações criminosas
Smith prestou depoimento a uma comissão especial da Câmara dos Deputados dos EUA na quinta-feira (22) para explicar as acusações criminais que fez contra Trump. O presidente dos EUA retrucou, chamando Smith de “animal desvairado” e pedindo uma investigação contra ele.
Também ex-conselheiro especial do Departamento de Justiça dos Estados Unidos, conduziu investigações sobre Donald Trump durante a campanha eleitoral de 2024, ano em que Trump se elegeu novamente presidente dos EUA.
Com as evidências, o procurador acusou formalmente Trump de conspirar para anular a eleição presidencial de 2020, em que foi derrotado pelo democrata Joe Biden, e de acumular documentos confidenciais em sua residência em Mar-a-Lago, na Flórida, depois de deixar a Casa Branca.
Na sessão de quinta, Smith defendeu suas investigações e insistiu que agiu sem levar em consideração a política. O ex-conselheiro disse ainda que não se arrependeu das acusações criminais que apresentou.
“Nossa investigação reuniu provas que não deixaram dúvidas que o presidente Trump se envolveu em atividades criminosas”, declarou Smith. “Se me perguntassem hoje se eu processaria um ex-presidente com base nos mesmos fatos, eu o faria, independentemente de ser republicano ou democrata”.
“Ninguém deve estar acima da lei em nosso país, e a lei exigia que ele fosse responsabilizado. Então foi isso que fiz”, justificou ainda Smith na Câmara dos Deputados norte-americana.
Sob interrogatório, Smith disse ainda que:
Houve uma conspiração abrangente para anular os resultados da eleição;
Donald Trump se recusou a ouvir assessores que lhe disseram que a eleição, na verdade, não havia sido fraudada;
Trump tentou silenciar e intimidar potenciais testemunhas contra ele, após ser formalmente acusado.
O post ‘Trump se envolveu em atividades criminosas’: o depoimento do procurador que investigou o presidente dos EUA apareceu primeiro em Jornal O Mossoroense.
What's Your Reaction?