Turismo religioso: fé, cultura e dicas para viajar

Considerada uma das formas mais antigas de viagem, o turismo religioso, mesmo no Século XXI, ainda move milhões de pessoas ao redor do mundo anualmente. Essa prática de fé, vai muito além de visitar destinos turísticos, ela é uma prova de fé e no interesse dos fiéis pela busca por experiências espirituais.    Segundo dados […]

abril 22, 2025 - 14:30
 0  3
Turismo religioso: fé, cultura e dicas para viajar

Considerada uma das formas mais antigas de viagem, o turismo religioso, mesmo no Século XXI, ainda move milhões de pessoas ao redor do mundo anualmente. Essa prática de fé, vai muito além de visitar destinos turísticos, ela é uma prova de fé e no interesse dos fiéis pela busca por experiências espirituais. 

 

Segundo dados do Ministério de Turismo, somente dentro da temporada de verão de 2025, 12% dos brasileiros estavam interessados em realizar algum tipo de turismo religioso. Mundialmente, de acordo com a Organização Mundial do Turismo (OMT), aproximadamente 330 milhões de pessoas viajam em romarias, peregrinações, visitam santuários, ou fazem algum tipo de viagem religiosa.

 

Mas o que é turismo religioso?

O turismo religioso é uma modalidade de viagem cujo propósito são experiências voltadas para a espiritualidade. Isso pode acontecer em locais sagrados, eventos religiosos, ou até mesmo festas litúrgicas. 

 

No Brasil, um bom exemplo, são cidades como Aparecida, no interior de São Paulo, e Nova Trento, em Santa Catarina, muito visitadas por fiéis católicos. Já no exterior, Jerusalém atrai visitantes de todas as partes do mundo por conta de seu contexto bíblico. 

 

O que motiva o turismo religioso?

A principal motivação dessa modalidade de turismo é a fé. Por esse motivo, partem outros como busca por renovação espiritual, agradecer por graças alcançadas ou somente conhecer locais que fazem parte da crença de cada um. Para além disso, existe também as tradições e o desejo de participar de eventos específicos para cada religião, sejam elas procissões, missas campais, ou festas religiosas.

 

Extrapolando a fé, essa modalidade de turismo também gera um intercâmbio cultural que permite ao viajante conhecer novos costumes e até mesmo novas maneiras de praticar sua religião. Outro ponto interessante é que muitos turistas revelam que nessas viagens o sentimento de acolhimento e pertencimento é fortalecido em lugares de significado religioso.

 

Dicas para quem deseja fazer turismo religioso

Para quem procura uma jornada como essa, algumas dicas podem tornar essa experiência mais especial e igualmente fácil, principalmente em épocas de feriado como a Páscoa, extremamente simbólica para os cristãos e que acaba gerando uma grande procura. 

  • Planejamento antecipado: como muitos desses lugares costumam atrair uma grande quantidade de pessoas, o ideal é escolher o destino com antecedência, poupando problemas. Além disso, também é importante pesquisar sobre infraestrutura local, transporte e programação das celebrações.
  • Respeito às tradições: cada local possui seu próprio ritual, portanto ter o cuidado de se vestir de acordo com a cultura e respeitar os momentos de introspecção e silêncio são sumariamente importantes.
  • Planejar o roteiro: planejar um roteiro para aproveitar esses locais, além das celebrações religiosas, como atrações turísticas, culinária e costumes da região, podem tornar a viagem ainda mais especial.

 

Durante o período da Páscoa, destinos como Aparecida, Ouro Preto, Salvador, e até mesmo o Vaticano, costumam receber visitantes de todo mundo para testemunhar ao vivo as tradições locais, se tornando bons locais para se reconectar com a fé.

 

Mas uma dica de ouro para uma viagem tranquila, é pesquisar antecipadamente por passagem de avião. Dessa maneira, é possível encontrar pacotes turísticos para feriados como a Páscoa com condições especiais para grupos religiosos, o que acaba barateando os custos e tornando a experiência mais organizada e confortável.

 

Em suma, seja em uma romaria, uma peregrinação internacional, ou visitando um templo, o turismo religioso é um ótimo momento para quem busca se reconectar com sua fé e ainda conhecer novas culturas e viver experiências que transcendem o turismo tradicional.

What's Your Reaction?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

tibauemacao. Eu sou a senhora Rosa Alves este e o nosso Web Portal Noticias Atualizadas Diariamente