Uruguai decreta 3 dias de luto por Mujica; velório inicia nesta 4ª

País se prepara o velório e as despedidas formais do líder e fundador do Movimento de Participação Popular, após seu falecimento aos 89 anos

May 14, 2025 - 07:00
 0  0
Uruguai decreta 3 dias de luto por Mujica; velório inicia nesta 4ª

O Uruguai decretou luto nacional pela morte do ex-presidente José “Pepe” Mujica até sexta-feira (16/5) e o país se prepara para o velório nesta quarta-feira (14/5) e para as despedidas formais do líder e fundador do Movimento de Participação Popular (MPP), após seu falecimento, aos 89 anos, divulgado nessa terça-feira (14/5).

Apelidado de “presidente mais pobre do mundo” durante sua presidência, entre 2010 e 2015, por seu estilo de vida modesto, foi diagnosticado com câncer de esôfago em 2024.

Mujica morreu após meses sofrendo deste câncer que se espalhou para o fígado. Em janeiro, o ex-guerrilheiro anunciou categoricamente que sua vida estava chegando ao fim. “Estou morrendo”, disse Mujica na ocasião.

Espera-se que milhares de pessoas compareçam ao funeral de Estado, que incluirá uma caravana por Montevidéu, de acordo com a presidência e segundo informações do periódico uruguaio Ámbito.

O presidente Yamandú Orsi visitou a fazenda Rincón del Cerro, em um bairro de Montevidéu a cerca de 15 km do centro, onde fica a casa que José Mujica morava com sua esposa e ex-vice-presidente do Uruguai, Lucía Topolansky, de 80 anos, para acompanhar a retirada do corpo de Mujica para as cerimônias fúnebres que devem prosseguir pelos próximos dias.

6 imagens
Pepe Mujica passeia com Manuela em seu icônico Fusca azul claro
Pepe Mujica e a cadelinha Manuela
Pepe Mujica
Pepe Mujica em evento político
1 de 6

Pepe Mujica faleceu aos 89 anosReprodução/Instagram

2 de 6

Pepe Mujica passeia com Manuela em seu icônico Fusca azul claroReprodução

3 de 6

Pepe Mujica e a cadelinha ManuelaReprodução

4 de 6

Pepe MujicaReprodução/Instagram

5 de 6

Pepe Mujica em evento políticoReprodução/Instagram

6 de 6

Ricardo Stuckert/PR

Segundo informações do Ámbito, o corpo de Mujica já foi removido e Orsi, juntamente com outros assessores do MPP e o secretário da presidência, Alejandro Sánchez, acompanharam a viúva do ex-presidente nesse processo.

Orsi já havia se despedido do líder da coalizão uruguaia de centro-esquerda Frente Ampla nas redes sociais.

Segundo o El País Uruguay, fontes parlamentares e da Frente Ampla, o corpo do ex-presidente segue agora a caminho da Plaza Independencia, onde fica a Torre do Poder Executivo uruguaio. No local, Yamandú Orsi deve colocar a bandeira nacional sobre o caixão de “Pepe” Mujica.

Cortejo fúnebre

Por volta das 11h locais desta quarta, o cortejo fúnebre seguirá para a sede do Movimento de Libertação Nacional (MLN) – no centro de Montevidéu -, depois para a sede do MPP, de onde partirá para a sede da Frente Ampla.

O destino final do cortejo será o Palácio Legislativo, onde haverá o velório oficial previsto para durar até a tarde desta quinta-feira (15/5), de acordo com as informações iniciais.

São esperados para o velório líderes como o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, amigo de Mujica, o chefe de governo da Espanha, Pedro Sánchez, e a ex-presidente da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner, entre outros.

Uma cerimônia íntima de cremação está prevista para este fim de semana.

What's Your Reaction?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

tibauemacao. Eu sou a senhora Rosa Alves este e o nosso Web Portal Noticias Atualizadas Diariamente