Vaticano divulga documento que oficializa Leão XIV como papa. Veja
Americano com cidadania peruana é o primeiro papa dos EUA e sinaliza compromisso com justiça social e comunidades carentes

O Vaticano tornou público nesta sexta-feira (9/5) o documento oficial que confirma a eleição de Leão XIV como novo papa da Igreja Católica. O texto chancela a escolha feita na véspera por 133 cardeais reunidos no conclave, que durou dois dias e foi encerrado na tarde dessa quinta-feira (8/5) com o anúncio tradicional da fumaça branca na Capela Sistina, indicando que a decisão havia sido tomada.
Veja:

O novo pontífice, de 69 anos, é o cardeal Robert Francis Prevost, nascido em Chicago, nos Estados Unidos. Com longa trajetória como missionário no Peru, ele também possui cidadania peruana, adquirida após anos de atuação pastoral no país, onde liderou a diocese de Chiclayo entre 2015 e 2023.
Prevost escolheu o nome Leão XIV, em referência ao papa Leão XIII, que esteve à frente da Igreja entre 1878 e 1903 e é lembrado principalmente por sua defesa da justiça social. Ao adotar esse nome, o novo papa sinaliza a direção que pretende dar ao seu pontificado.
“Se me permitem também dizer algumas palavras a todos aqueles a todos, em especial à minha querida diocese de Chiclayo, no Peru, onde um povo fiel acompanhou seu bispo, compartilhando sua fé, e deu tanto para continuar sendo uma Igreja fiel a Jesus Cristo”, declarou Leão XIV em seu primeiro discurso público, feito em italiano com trechos em espanhol.
Novo papa
O novo líder da Igreja Católica sucede o papa Francisco, falecido em 21 de abril, que ocupava o cargo desde 2013. Considerado próximo de Francisco e identificado com uma linha progressista, Leão XIV é o primeiro papa oriundo dos Estados Unidos, embora tenha se formado pastoralmente na América Latina.
Ainda não está claro se ele seguirá o mesmo estilo de liderança do antecessor, mas seu histórico aponta para forte engajamento social. No Peru, trabalhou por anos em comunidades carentes e é reconhecido pela atuação próxima das pessoas mais vulneráveis.
A cerimônia pública mais próxima com a presença de Leão XIV está marcada para o domingo (11/5), quando ele recitará a oração do Regina Coeli da sacada central da Basílica de São Pedro, no Vaticano.
What's Your Reaction?






