Viajando para o Rio de Janeiro? 15 praias estão impróprias para banho

As praias do Leme ao Pontal estão liberadas para banho, mas alguns trechos de faixas de areia cariocas estão impróprios para nadar

Dezembro 28, 2025 - 14:30
 0  0
Viajando para o Rio de Janeiro? 15 praias estão impróprias para banho

O calor intenso e o tempo firme levaram milhares de pessoas às praias do Rio de Janeiro. Mas, apesar do grande movimento, nem todos os pontos da orla carioca estão liberados para banho de mar.

Leia também

Segundo dados mais recentes do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), 15 trechos das praias da capital estão impróprios, principalmente em razão das chuvas fortes registradas no início de dezembro, que comprometeram temporariamente a qualidade da água. Algumas praias do Rio de Janeiro estão impróprias para banho

Copacabana está entre os 26 pontos próprios para banho no município. Do Leme ao Pontal, as praias aparecem todas liberadas. Em Paquetá, seis das nove praias monitoradas também apresentam condições adequadas de balneabilidade.

A Praia da Glória, na Zona Sul do Rio de Janeiro, é um dos pontos que mais chamam atenção no levantamento. Após anos associada à poluição, a praia voltou a receber banhistas em 2025, depois que o esgoto que chegava à região foi desviado para o interceptor oceânico.

Mesmo com essa mudança, a Praia da Glória aparece como imprópria nos boletins mais recentes. Segundo o Inea, ao longo de 2025, o local esteve próprio para banho em 76% dos dias.

Situação parecida foi apontada em trechos da Praia do Flamengo. O canto direito, próximo à foz do Rio Carioca, aparece como impróprio nos dois últimos boletins. Ele permaneceu próprio para banhistas desde abril.

Segundo o órgão regulador, a orientação é evitar o banho de mar nas 24 horas após chuvas, período em que há maior risco de contaminação por esgoto e outros poluentes.

Praias liberadas para banho

No Rio de Janeiro as praias liberadas são: Barra de Guaratiba, Grumari, Prainha, Pontal de Sernambetiba, Recreio, Barra da Tijuca, Joatinga, Pepino, São Conrado, Vidigal, Leblon, Ipanema, Arpoador, Diabo, Copacabana, Leme, Vermelha, Urca e Flamengo (menos na foz do Rio Carioca).

Em Niterói, as praias liberadas incluem: Flechas (exceto em frente ao nº 163 da Rua Praia de Icaraí), Icaraí (menos à esquerda da Pedra de Itapuca e em frente à Rua Mariz e Barros), Jurujuba (com exceção do trecho em frente à Alameda Marechal Pessoa Leal, na Avenida Carlos Ermelindo Martins), Eva, Adão, Piratininga, Sossego, Camboinhas, Itaipu e Itacoatiara.

Em Paquetá, apenas as praias da Ribeira, Coqueiros e José Bonifácio estão impróprias.

What's Your Reaction?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

tibauemacao. Eu sou a senhora Rosa Alves este e o nosso Web Portal Noticias Atualizadas Diariamente