Viúva de Charlie Kirk diz que perdoa assassino do marido. Vídeo

Mais de 100 mil pessoas participaram de funeral do ativista Charlie Kirk. Donald Trump encerrou a cerimônia de homenagem

Sep 22, 2025 - 14:00
 0  0
Viúva de Charlie Kirk diz que perdoa assassino do marido. Vídeo

A viúva do influenciador Charlie Kirk, Erika Kirk, declarou, durante o funeral do marido, nesse domingo (21/9), que perdoa Tyler Robinson, apontado como o assassino do ativista conservador. Durante discurso emocionado no State Farm Stadium, em Glendale, no Arizona, Erika lembrou que Kirk tentava salvar jovens como o homem que o matou.

“Meu marido queria salvar jovens, assim como aquele que tirou a própria vida”, disse ela. “Aquele homem, aquele jovem — eu o perdoo. Eu o perdoo porque foi o que Cristo fez, e é o que Charlie faria”.
Leia também

Segundo Erika, “a resposta para o ódio, não é o ódio. A resposta que sabemos do Evangelho é o amor, e sempre o amor. Amor por nossos inimigos e amor por aqueles que nos perseguem”.

A plateia de mais de 100 mil pessoas ovacionou a viúva.

Veja o momento:

O funeral contou com discurso do presidente dos EUA, Donald Trump, e do vice dele, JD Vance.

O presidente dos EUA, que encerrou a cerimônia de homenagem, afirmou que o assassinato de Kirk foi um ataque aos ideais conservadores.

Trump também afirmou que, diferentemente de Kirk, ele não suporta os oponentes e acha difícil ter empatia com os rivais. “Ele era um missionário com um espírito nobre e um propósito grandioso. Ele não odiava seus oponentes. Ele queria o melhor para eles. Foi aí que discordei do Charlie. Odeio meu oponente, e não quero o melhor para ele”, ressaltou Trump.

Kirk morreu após ser baleado no dia 10 deste mês durante um evento na Utah Valley University, em Utah.

Assassinato de Kirk

  • O ativista aliado de Trump Charlie Kirk morreu após ser baleado na quarta-feira (10/9) durante um evento na Universidade Utah Valley, em Utah.
  • Kirk participava de uma turnê com pelo menos 14 eventos programados em campi universitários pelo país neste outono. Testemunhas relataram que um indivíduo atirou de um prédio a cerca de 180 metros de distância.
  • Kirk tinha 31 anos e era uma das vozes mais influentes do conservadorismo americano, sendo responsável pela fundação da Turning Point USA em 2012. A organização mobiliza estudantes, promove líderes estudantis e leva palestrantes conservadores em universidades do país.
  • Tyler Robinson, principal suspeito do assassinato do influenciador pró-Trump Charlie Kirk, foi formalmente acusado nessa terça-feira (16/9) pelos crimes de homicídio agravado, disparos com arma de fogo e obstrução da justiça. Se condenado, ele pode enfrentar a pena de morte.
7 imagensEstádio onde é realizado o funeral de Charlie Kirk em Glendale, ArizonaErika e Charlie Kirk se beijamTyler Robinson, principal suspeito de matar Charlie KirkDonald Trump e Charlie KirkFechar modal.1 de 7

"Golpe judicial”: Charlie Kirk defendeu sanções dos EUA contra o Brasil Reprodução/The Charlie Kirk Show2 de 7

Estádio onde é realizado o funeral de Charlie Kirk em Glendale, ArizonaJoe Raedle/Getty Images3 de 7

Erika e Charlie Kirk se beijamInstagram/Reprodução4 de 7

Joe Raedle/Getty Images5 de 7

Tyler Robinson, principal suspeito de matar Charlie KirkReprodução/Gabinete do governador de Utah6 de 7

Donald Trump e Charlie KirkAndrew Harnik/Getty Images 7 de 7

Charlie Kirk com a esposa e filhosInstagram/Reprodução

Durante o culto, os participantes ergueram cartazes vermelhos, brancos e azuis, com o logotipo da Turning Point USA, organização fundada por Kirk. O cartazes contam com frases como “Construindo um Legado, Lembrando Charlie Kirk” e “Nunca se Rendam”.

Quem era Charlie Kirk

Charlie Kirk era uma das vozes mais influentes do conservadorismo norte-americano. Fundador da Turning Point USA, organização conservadora juvenil presente em dezenas de escolas e universidades nos Estados Unidos, Kirk teve papel central na mobilização de estudantes e jovens eleitores.

Assim que soube que o aliado havia sido baleado, Trump reagiu nas redes sociais, pouco antes de o óbito ser declarado: “Todos nós devemos rezar por Charlie Kirk, que foi baleado. Um cara incrível, do começo ao fim. QUE DEUS O ABENÇOE!”. Trump já havia destacado Kirk como essencial para mobilizar jovens eleitores em sua vitória presidencial de 2024.

Kirk começou a se interessar pelo conservadorismo ainda no ensino médio, inspirado pelo radialista Rush Limbaugh. Após ser rejeitado pela Academia Militar de West Point, fundou a Turning Point USA em 2012. Desde então, a organização cresceu rapidamente, com receitas que passaram de US$ 4,3 milhões em 2016 para US$ 92,4 milhões em 2023, segundo a imprensa americana.

O ativista manteve laços estreitos com Trump e sua família, participou de cerimônias no Salão Oval e foi fundamental em campanhas como “Estudantes com Trump”, mobilizando votos entre o público jovem. Ele também atuou na escolha de J.D. Vance como parceiro de chapa do presidente em 2024.

What's Your Reaction?

like

dislike

love

funny

angry

sad

wow

tibauemacao. Eu sou a senhora Rosa Alves este e o nosso Web Portal Noticias Atualizadas Diariamente