A POLÍTICA DA MENTIRA DESLAVADA – Reflexões Teológicas: com Ricardo Alfredo
A POLÍTICA DA MENTIRA DESLAVADA - (Artigo da Semana) – alfredo.ricardo@hotmail.com


A POLÍTICA DA MENTIRA DESLAVADA
O termo política da mentira deslavada é uma realidade da política nacional que valoriza a falsidade, a corrupção, a troca de favores com uso da coisa pública, a manipulação das informações como estratégia de alterar a opinião dos mais leigos. Prática essa, que tem com o objetivo de minar a confiança nas instituições públicas, criar uma distorção da realidade e promover erros e equívocos nas principais decisões como nação.
O país passa por grandes dificuldades, como: política, econômica, social, moral, ética. Educacional e jurídica. Esse momento é crítico, até porque são espalhadas mentiras, narrativas e pressão contra qualquer um que fale contra os desmandos, corrupção e desvios de verbas públicas dos governantes.
Enquanto isso, a corte maior, silenciosamente, assiste à nação sendo mergulhada em mentiras, narrativas, desvios, corrupção e roubos aos idosos do INSS, sem ao menos determinar busca e apreensão, assim como prisão dos fraudadores. É a política dos poderosos que nunca foram ou serão apenados por suas atitudes desonestas.
Por outro lado, a corte deixou de ser jurídica e passou a ser política. De forma que o exercício do poder executivo e do poder legislativo vem sendo usurpado dia a dia sem nenhuma oposição honesta. E assim a constituição federal é ferida de morte e poucos ou quase ninguém dão importância à justa justiça.
A população vive em pânico com ameaças e mais ameaças da corte superior por motivo vil. Onde as críticas às ações deslocadas e tempestivas de juízes superiores são tratadas como atentado à democracia. E assim o estado direito deixou de existir, visto que o devido processo legal e ampla defesa foram extintos em sua legalidade.
Há um conluio de partidos, de presidentes de partidos, membros ativos, judiciário e políticos para calarem os meios de comunicação contrários às suas decisões. A ideia central é calar a internet para que eles possam agir da forma e do jeito que desejarem, sem prestar contas à população. Essa é a velha política dos coronéis e dos donos do poder.
O povo é visto pelos políticos e por quase todas as autoridades constituídas, apenas como um mero detalhe, que é útil para votar, pagar impostos e servir, nada mais que isso. Por outro lado, há uma ação coordenada pelas mídias sociais que busca alienar o povo em duas bases eleitorais. Uma comanda pela corte maior e outra condenada pelos que se dizem conservadores.
E assim, o jogo combinado da polarização tem como efeito o abandono dos que realmente poderiam ter projetos políticos para o crescimento da nação. E essa polarização tem feito a nossa jovem democracia sofrer arrombo de ditadura, tanto do judiciário como do executivo.
Enquanto isso, os problemas nacionais vão se acumulando e sendo jogados num mar de lama ou mesmo dentro de uma cortina de fumaça. Claramente, o objetivo é desviar a atenção dos grandes problemas nacionais. Assim como, criar um clima de desconfiança generalizado, onde todos os políticos estão num mesmo nível de corrupção.
Logo, as consequências deste tipo de política são reveladas pela erosão da confiança; pela distorção da realidade; pela desestabilização da democracia; pela polarização; pelos conflitos criados; pelos danos à reputação. Enquanto a população atônita assisti a tudo sem saber em quem acreditar ou onde depositar a confiança nacional.
Portanto, o combate à política da mentira deslavada passa pela conscientização da população em verificar os fatos narrados pela mídia, buscando as fontes para verificação de sua autenticidade. Por outro lado, a política da mentira sempre foi imposta à sociedade pela autoridade constituída para se manter no poder.
Muita Paz, Luz e Justiça a todos!
Pesquisador e Escritor Ricardo Alfredo
What's Your Reaction?






